Boato – A Nasa publicou um relatório em que aponta que o Brasil ficará inabitável em 50 anos por causa das mudanças climáticas.

Análise

Há alguns dias, a imprensa brasileira chamou atenção para um estudo da Nasa, no mínimo, controverso. Ele apontaria para algo catastrófico que estaria para acontecer no Brasil daqui a 50 anos.

As matérias apontavam que o relatório mostraria que o Brasil poderia ficar inabitável em 50 anos. Além de circular na mídia, a história também viralizou em redes sociais. Leia a mensagem que circula na internet:

Estudo da NASA aponta que Brasil pode tornar-se inabitável em 50 anos Um estudo recente da NASA revela que partes do Brasil podem tornar-se inóspitas dentro de 50 anos devido ao aumento extremo das temperaturas. Utilizando dados de satélites, os investigadores mapearam as regiões do mundo onde o calor poderá impossibilitar a sobrevivência humana nas próximas décadas.

O estudo, liderado pelo investigador Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, indica que a combinação de calor e humidade extremos poderá transformar certas áreas do Brasil em zonas inóspitas. Segundo o relatório, outras regiões do mundo que enfrentam riscos semelhantes incluem o sul da Ásia, Golfo Pérsico, Mar Vermelho, partes da China e Sudeste Asiático. Felizmente, África (Angola) não está incluída entre as áreas de risco iminente, mas a situação serve como um alerta para todos os países.

Checagem

O conteúdo fez sucesso e, claro, gerou medo. Felizmente, a história não é bem assim. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Qual é o relatório ou estudo da Nasa citado pela imprensa? 2) O estudo da Nasa aponta que o Brasil vai ficar inabitável daqui a 50 anos? 3) Por que a mídia destacou que o relatório falou que o Brasil iria ficar inabitável daqui a 50 anos?

Qual é o relatório ou estudo da Nasa citado pela imprensa?

O artigo que causou o alarmismo em relação ao futuro do Brasil como local para se viver está neste link. O nome do artigo é “o surgimento de calor e umidade muito severos para a tolerância humana”. Ele, de fato, se baseia em dados globais para apontar que há locais do mundo que no futuro podem exceder os limites de temperatura média + umidade suportados pelo corpo humano. De fato, é um alerta. Porém, não para o Brasil apenas.

O estudo da Nasa aponta que o Brasil vai ficar inabitável daqui a 50 anos?

O relatório não cita, em nenhum momento, o Brasil nominalmente. O que há é um alerta geral para algumas regiões do mundo que podem chegar a este clima hostil em um futuro. Entre elas, há algumas regiões no Brasil que poderiam chegar a esta temperatura. Dois pontos: poderiam não significa irão e também não se trata do Brasil todo.

Por que a mídia destacou que o relatório falou que o Brasil iria ficar inabitável daqui a 50 anos?

Alguns veículos de mídia fizeram críticas às manchetes iniciais. Basicamente, alguns veículos publicaram inicialmente que o Brasil estaria entre as áreas ameaçadas e, em um grande telefone sem fio, se chegou à distorção que apontava para o país inabitável.

Especialistas em meteorologia destacaram que não é possível cravar que o Brasil ficará inabitável em 50 anos e relembraram que, inclusive, estudo não é verdade absoluta. Os estudos estão aí para serem aprofundados e, inclusive, refutados.

Conclusão

Fake news ❌

Sim. Temos um alerta em relação ao clima no mundo no futuro. Porém, a história que aponta que a Nasa alertou que o Brasil ficará inabitável daqui a 50 anos não procede. É uma distorção (corroborada pela mídia) de um estudo real.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 01/08/2024