O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sorrindo e acenando
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro – Reprodução

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que seu partido está pronto para apresentar todas as contagens de votos da eleição ocorrida no domingo. Ele solicitou ao Tribunal Superior que todos as siglas façam o mesmo para garantir a transparência do processo eleitoral.

O atual chefe do governo acusou os opositores, María Corina Machado e Edmundo González, de estarem por trás de um “ataque criminoso” que teria “intenção de golpe de Estado utilizando o processo eleitoral”. O venezuelano apresentou um apelo eleitoral à Câmara Eleitoral do Supremo Tribunal de Justiça, pedindo uma perícia para certificar os resultados do pleito.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral, Maduro venceu a eleição com 51,2% dos votos. Ele pediu ao mais alto tribunal que investigue o que chamou de “ataque contra o processo eleitoral” e que esclareça todos os aspectos necessários deste processo.

O mandatário também solicitou que a Câmara Eleitoral convoque instituições, candidatos presidenciais e partidos políticos para comparar evidências sobre o suposto ataque, declarando estar pronto para apresentar 100% das atas que estão em posse de seu partido.

A líder da oposição, María Corina Machado, falando em microfone
A líder da oposição, María Corina Machado – Reprodução

A oposição, no entanto, acredita que o Supremo Tribunal de Justiça age em favor do Poder Executivo.

Em janeiro, a Câmara Político-Administrativa declarou inadmissível uma ação movida pela líder da oposição, María Corina Machado, para suspender uma sanção administrativa imposta pela Controladoria-Geral da República, que a impedia de concorrer a cargos públicos.

A decisão do Tribunal estabeleceu que a inabilitação de Machado para disputar cargos públicos dura 15 anos, contados a partir de setembro de 2021.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 31/07/2024