Depois da histórica medalha de bronze por equipes, a ginástica artística feminina brasileira começa nesta quinta-feira 1º as disputas individuais. A primeira é a do individual geral, e Rebeca Andrade entra como uma das favoritas. O dia tem ainda a expectativa pela definição das medalhas no surfe – o que depende das condições do mar na Polinésia Francesa, onde acontece a competição.

O dia olímpico começa às 2h30 da manhã (todos os horários citados têm como referência o fuso de Brasília) com a primeira prova do atletismo nos Jogos de Paris 2024: a marcha atlética masculina. Caio Bonfim, Matheus Corrêa e Max Batista representam o Brasil.

No feminino, a marcha atlética tem início marcado para as 4h20. As atletas brasileiras são Gabriela de Sousa, Viviane Lyra e Erica Sena. Tanto na prova feminina quanto na masculina, a distância a ser percorrida é de 20 quilômetros.

Às 4h o Brasil entra em quadra pelo handebol feminino, e precisa da vitória contra a Holanda. Até aqui, as brasileiras têm um triunfo e duas derrotas na competição.

O dia de lutas no judô começa às 5h. Entre as mulheres o Brasil será representado por ninguém menos que Mayra Aguiar, medalhista de bronze nas últimas três olimpíadas. Ela tem um confronto difícil logo na estreia da categoria até 78 quilos, contra a líder do ranking, a italiana Alice Bellandi. Entre os homens, a disputa é na categoria até 100 quilos. Leonardo Gonçalves compete pelo Brasil.

Um dos favoritos na disputa por medalhas no tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano encara o sul-coreano Jang Woo-jin nas quartas de final da chave de simples. A partida está marcada para 6h.

Também às 6h tem início o dia de provas na natação olímpica. Guilherme Santos disputa os 50 metros livres, enquanto a equipe feminina brasileira participa das eliminatórias do 4×200. As finais acontecem à tarde.

A seleção brasileira feminina de vôlei, que venceu com tranquilidade o Quênia na estreia, tem um desafio mais complicado: às 8h o time encara o Japão. Se vencer, garante classificação antecipada à fase eliminatória do torneio.

Já no vôlei de praia, George e André têm confronto decisivo contra uma dupla dos Estados Unidos, às 10h. Os brasileiros ganharam uma partida e perderam outra até aqui. Às 15h, Duda e Ana Patrícia, que venceram os dois primeiros jogos e já têm classificação garantida, enfrentam uma parceria italiana.

Os olhos do Brasil estarão voltados para a final do individual geral da ginástica artística feminina, que começa às 13h15. Dona da segunda melhor nota na fase classificatória – atrás apenas da americana Simone Biles –, Rebeca Andrade é uma das favoritas na briga por medalha. Flávia Saraiva é mais uma atleta brasileira na prova: ela teve a 11ª melhor nota de classificação.

As disputas do surfe estão marcadas para começar às 14h. Um dos confrontos das quartas de final da chave masculina é entre os brasileiros Gabriel Medina e João Chianca – só um deles chegará à semifinal. Na chave feminina, os embates começam às 16h24. Segundo o cronograma original, as medalhas serão definidas ainda nesta quinta, com disputas até perto de meia noite.

Outro destaque do dia é o boxe. O brasileiro Keno Marley, um dos candidatos a medalha na categoria até 92 quilos, faz combate decisivo contra Lazizbek Mullojonov, do Uzbequistão. Quem vencer a luta garante pelo menos a medalha de bronze.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/08/2024