Neste domingo, 28 de julho, a cidade de São Paulo foi palco de um importante ato unificado que destacou a luta pelo fim do genocídio em Gaza e a limpeza étnica avançada na Cisjordânia. A concentração aconteceu na Praça Oswaldo Cruz, nas proximidades da estação de metrô Paraíso, e foi promovida pela Frente em Defesa do Povo Palestino SP. O evento contou com a participação de dezenas de organizações e movimentos sociais, incluindo a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) que esteve presente com o secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer, Rogério Nunes.
A manifestação, teve como foco central a defesa da causa palestina e a condenação do genocídio praticado pelo Estado sionista de Israel. Representantes de diversas organizações populares se uniram para expressar sua solidariedade com o povo palestino e apoiar a autodeterminação dos povos.
“A CTB nacional participou do ato unificado pelo fim do genocídio palestino. A caminhada contou com a presença de mais de 3 mil participantes e teve como eixo a defesa da causa palestina, contra o genocídio praticado pelo Estado sionista de Israel. Muitas organizações populares estiveram presentes, e é mais uma demonstração de solidariedade e pela autodeterminação dos povos,”afirmou Rogério.
A urgência da mobilização ganha ainda mais relevância à luz de um recente estudo publicado na The Lancet. O estudo, divulgado em 5 de julho, estima que mais de 186 mil palestinos tenham sido mortos direta e indiretamente nos últimos dez meses, com 70% dessas vítimas sendo mulheres e crianças. Esse número, que representa aproximadamente 8% da população de Gaza, continua a aumentar, refletindo a gravidade e a extensão da crise humanitária na região.