A confiança da indústria no mercado brasileiro melhorou pelo quinto mês consecutivo, com mais 3,3 pontos neste mês, atingindo 101,7 pontos, segundo dados do FGV IBRE, divulgados nesta terça-feira (29).
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) é um importante indicador econômico e revela a confiança da indústria como uma “forte melhora” do momento atual do país. De acordo com o economista da FGV IBRE, Alessandro Pacini, “a maior parte das empresas sinaliza que não há dificuldades para aumentar a produção no momento”.
“No cenário macroeconômico, apesar da interrupção do ciclo de quedas na taxa de juros, os indicadores de trabalho e renda continuam positivos e contribuem com o otimismo disseminado entre os segmentos da indústria”, analisou o especialista.
A alta neste mês ocorreu em 13 dos 19 segmentos industriais. Segundo os dados do IBRE, o nível que mede a demanda aumentou 6,3 pontos, chegando a 105,5 pontos. Os níveis de negócios e estoques também tiveram alta.
E enquanto no mês anterior houve uma queda no Índice de Expectativas (IE), este mês voltou a subir 2,1 pontos, para 99,7 pontos, a percepção para os próximos meses.
Nesse critério, o indicador de contratações da indústria cresceu 3,9 pontos, somando 102,1 pontos, o que refletiu a maior alta do índice e que projeta expectativas positivas para o setor nos próximos meses.
“Em relação ao futuro, há uma perspectiva positiva relacionada ao ambiente de negócios para o fim do ano e ao ímpeto de contratações”, trouxe o especialista do IBRE.
Acesse à íntegra dos dados aqui.