O presidente da Venezuela, José Nicolás Maduro. Foto: reprodução

Na madrugada desta segunda-feira (29), o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) anunciou que, com 80% dos votos apurados, José Nicolás Maduro venceu a eleição presidencial realizada no último domingo (28).

Segundo o CNE, o presidente venezuelano obteve 51,2% dos votos, enquanto o principal candidato da oposição, Edmundo González, conquistou 44%. A diferença entre os dois candidatos é de 704 mil votos.

Pouco depois do anúncio, Maduro discursou para seus apoiadores em frente ao Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, afirmando que sua reeleição era uma vitória para a paz e a estabilidade. “O povo disse paz, tranquilidade, não fascismo na Venezuela, na terra de Bolívar e Chávez, não passará”, disse Maduro.

Com a vitória, Maduro deverá permanecer no poder em Caracas por mais seis anos, totalizando 17 anos no comando do país. Vale destacar que Hugo Chávez governou a Venezuela por 14 anos, até sua morte em 2013.

Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela diz que Nicolás Maduro venceu a eleição; oposição contesta | Mundo | G1
O presidente da Venezuela, José Nicolás Maduro. Foto: AP Photo/Fernando Vergara

Em muitos locais de votação, houve longas filas. A votação oficial ocorreu das 7h às 19h, mas eleitores que estavam na fila após o horário oficial ainda puderam votar.

De acordo com o CNE, 59% dos eleitores participaram da votação, um aumento de 13 pontos percentuais em relação aos 46% registrados em 2018, quando Maduro conquistou seu segundo mandato.

Maduro votou logo no início do dia e declarou que aceitaria os resultados oficiais. González votou pouco depois das 14h e manifestou confiança de que as Forças Armadas respeitariam o resultado das eleições.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 29/07/2024