Eduardo Lira. Foto: Divulgação

O presidente da Câmara, Eduardo Lira (PP-AL), busca manter e expandir o controle de prefeituras em Alagoas nas eleições municipais deste ano. Enfrentando tanto rixas internas quanto questões de saúde, Lira vê sua família envolvida em disputas em seis cidades.

Em todas elas, o MDB, liderado pelo senador Renan Calheiros, adversário político de Lira, lançou candidatos com o objetivo de derrotar o grupo do deputado.

A disputa mais delicada para Lira ocorre em Barra de São Miguel, uma pequena cidade litorânea com oito mil habitantes, localizada a meia hora da capital Maceió.

O atual prefeito, Benedito de Lira (PP), pai de Eduardo Lira, busca a reeleição enfrentando seu vice, Floriano Melo, que se filiou ao MDB no ano passado por convite de Renan Calheiros.

Biu, como é conhecido o pai de Lira, é considerado o “candidato mais idoso” do estado aos 82 anos.

Durante a convenção que oficializou sua candidatura, ele apareceu ao lado do filho usando uma muleta, e nos eventos de campanha, demonstrou dificuldades para realizar sua tradicional dancinha de forró.

A situação gerou comparações nas redes sociais com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, devido às questões de aptidão física.

Apesar do apoio de Eduardo Lira à reeleição do pai, há preocupações devido à idade avançada de Biu. Em contato com ‘O GLOBO’, Biu mencionou dificuldades em atender ligações devido a problemas de sinal e exames médicos.

Árvore genealógica de Eduardo Lira. Foto: Divulgação

Floriano Melo, ex-assessor parlamentar de Biu, agora adversário, critica a influência de “pessoas de fora da cidade” na gestão municipal, referindo-se à família Palmeira, madrasta de Lira, que tem exercido influência sobre a prefeitura.

A família Lira enfrenta divisões também em Maragogi, onde o prefeito Sérgio Lira indicou Dani da Elba (PP) para sucessão, desagradando César Lira, primo de Sérgio e Eduardo. César foi superintendente do Incra em Alagoas até abril, indicado por Eduardo Lira. O ex-prefeito de Maragogi, Marcos Madeira (MDB), tem sondado o apoio de César, criando um cenário de rivalidade na cidade.

Eduardo Lira apoia três primos do PP em municípios limítrofes que são seu reduto histórico: Pauline Pereira, em Campo Alegre; Joãozinho Pereira, em Junqueiro; e Peu Pereira, em Teotônio Vilela. Pauline é uma das principais apostas de Lira, enquanto Joãozinho aposta na divulgação de obras realizadas pela Codevasf sob sua gestão.

A campanha de Joãozinho enfrenta ataques nas redes sociais e processos na Justiça Eleitoral, rivalizando com Leandro Silva (MDB), atual prefeito de Junqueiro, que lançou seu irmão, Valdir Silva (MDB), contra Peu Pereira na cidade vizinha.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 28/07/2024