Por Comunicação MST PB

Foto: Comunicação MST-PB

O evento aconteceu durante todo o dia de hoje (26) no acampamento Canudos no município de Riacho de Santo Antônio, e reuniu movimentos sociais, representantes do MDA, CONSEA e Sec. de Desenvolvimento Humano, parlamentares, representantes de alguns partidos progressistas, sindicatos, amigos e companheiros do MST de Pernambuco.

O ato teve como principal objetivo, reivindicar as autoridades competentes como INCRA, atenção imediata para a situação das 56 famílias que vivem no acampamento atacado no último mês de junho, e que teve 4 barracos incendiados. Apesar do ocorrido, na última terça-feira (22), os acampados foram surpreendidos com um mandado de reintegração de posse.

Logo após a violência sofrida pelas famílias, o Superintendente do Incra aqui no estado, Antônio Barbosa, esteve na área e garantiu celeridade no processo de vistoria da área, porém nada foi feito até então.
Durante o ato, mais uma ação de solidariedade foi realizada no acampamento Canudos. Cerca de 3 mil toneladas de alimentos produzidos pelos camponeses e camponesas dos acampamentos da região litorânea – Warderley Caixe e Orlando Bernardo-, foram distribuídas para os que ali vivem. A atividade se soma a Jornada Nacional por Alimento Saudável em Defesa da Reforma Agrária.

Fotos: Comunicação MST PB

Na ocasião, houve uma ação simbólica realizada dentro da Campanha Plantar Árvores Produzir Alimento Saudável. No local dos barracos destruídos houve o plantio de duas árvores cultivadas na cidade de Canudos, na Bahia. Como encaminhamento, o MST estará se reunindo na próxima terça-feira em João Pessoa, com André Bonfim, Coordenador Geral de Implantação do INCRA nacional para tratar da situação do acampamento.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 28/07/2024