Durante uma entrevista em agosto de 2023, o velocista estadunidense Noah Lyles provocou os jogadores de basquete da NBA. Em reação ao fracasso do país no Mundial daquele ano, em que os criadores do esporte ficaram em quarto lugar, ele disse que um time, ao ganhar um campeonato que conta com a participação apenas de equipes dos EUA e do Canadá, não poderia se considerar campeão mundial, afinal, “os Estados Unidos não são o mundo”.
Na época, Lyles viralizou nas redes sociais e “entrou na mente” dos atletas, sendo amplamente criticado por estrelas do basquete, o que iniciou um movimento para que eles mostrassem sua força nas Olimpíadas de Paris revivendo o “Dream Team”, time dos EUA formado por grandes astros da NBA e que foi campeão invicto nos Jogos em 1992.
Por isso, o evento geralmente desprezado pelos astros da NBA contará com Lebron James, que participou apenas de Londres 2012 e será o porta-bandeira da delegação estadunidense, além de astros como Kevin Durant e Stephen Curry, estreantes.
“Eu assisto às finais da NBA e eles têm o ‘campeão mundial’ na cabeça (boné). Campeão mundial de quê? Dos Estados Unidos? Não me interpretem mal, eu amo os EUA às vezes, mas ali não é o mundo. Não somos o mundo”, disse o velocista.
Poético demais os Estados Unidos não irem NEM PRA FINAL da Copa do Mundo dias depois do Noah Lyles falar que ser campeão da NBA não é ser campeão do mundo
ISSO É CINEMA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/IGSnhSDCVN
— Camisa 23 (@camisa_23) September 8, 2023
“Alguém ajude esse cara”, escreveu Durant, do Phoenix Suns, nas redes sociais, em resposta ao vídeo de Lyles. “Quando ser inteligente dá errado”, alfinetou Draymond Green, do Golden State Warriors. Damian Lillard, craque do Portland Trail Blazers, foi curto: “tf”, sigla de “que m… é essa?”.
“A NBA é a melhor liga do mundo, por isso os campeões são campeões mundiais”, rebateu Tyler Herro, que não foi convocado para a competição olímpica.
Apesar de costumeiramente os Estados Unidos não enviarem os principais atletas às Olimpíadas, desde que jogadores da NBA começaram a competir, em 1992, o time de basquete ficou com o ouro em quase todas as edições, perdendo na semifinal de 2004, em Atenas, para a Argentina, ficando com o bronze.