A deputada federal Tabata Amaral (PSB) adiou o anúncio do vice em sua candidatura à prefeitura de São Paulo. A expectativa inicial era que a divulgação ocorresse neste sábado 27, durante a convenção municipal do partido.

No evento, o PSB oficializará a candidatura de Tabata, que afirma ter ideias para “diferentes cenários” em relação ao vice. O plano A era ter José Luiz Datena (PSDB), mas o apresentador decidiu se lançar candidato a prefeito, um movimento que irritou os pessebistas.

Devido ao histórico de Datena, o PSB mantinha alguma esperança de que ele pudesse desistir de concorrer até a convenção tucana, também agendada para este sábado. Nesta sexta, porém, a Federação PSDB/Cidadania decidiu se antecipar e homologou a candidatura, a fim de tentar esvaziar protestos previstos para amanhã.

A homologação ocorre um dia depois de o ex-presidente municipal do PSDB Fernando Alfredo lançar sua pré-candidatura a prefeito para desafiar Datena. Alfredo integra uma ala que defendia apoiar a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Na quinta-feira, Alfredo disse a CartaCapital que sua decisão resulta de “inconsistências” e da “arrogância” de Datena. “É um cara que não participa da vida partidária, que não fez um processo de discussão com seus filiados, que não tem um programa de governo debatido.”

Tabata tende a aguardar por mais alguns dias um eventual recuo do PSDB e de Datena, com o objetivo de retomar o plano original. A se confirmar uma candidatura própria dos tucanos, entretanto, ela deverá concorrer com uma chapa puro-sangue do PSB.

A corrida à prefeitura segue com um cenário de equilíbrio entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos (PSOL), conforme um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado em 19 de julho. O prefeito soma 26,9% das intenções de voto, enquanto o deputado federal tem 24,7% – os dois estão tecnicamente empatados.

A situação de Tabata, que no início das sondagens aparecia em terceiro lugar, se complicou com a entrada de Datena e Pablo Marçal (PRTB) na disputa. Na pesquisa da semana passada, o apresentador marcou 11,6%, superando numericamente o ex-coach, que somou 10,6%. A deputada ficou com 6,4%.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 26/07/2024