Falece, aos 72 anos, o renomado pianista e criador musical Achille Picchi

Nesta sexta-feira (26), faleceu, aos 72 anos, o pianista, compositor e pesquisador Achille Picchi. Bacharelado em piano e letras, mestre em educação pela Universidade de São Paulo e doutor pela Unicamp, Picchi dedicou sua carreira à música brasileira. Durante sua formação, estudou piano com Antonio Bezzan e regência com Henrique Gregori.

Segundo seu sobrinho, Fábio Picchi, Achille era especializado em Carlos Gomes. É triste que eu não tenha aproveitado muito, ele era bem discreto sobre o trabalho dele, afirmou ao Diário Causa Operária (DCO).

Sua carreira enquanto professor teve como palco o Instituto de Artes da Unesp, onde lecionou sobre análise e composição. No início dos anos 1980, procurou Camargo Guarnieri, importante compositor brasileiro, para estudar composição.

Em uma entrevista, Picchi comentou sobre o contato que teve com Guarnieri e sua visão sobre a música. Na mesma ocasião, falou sobre seu trabalho enquanto docente:

Eu não dou aulas de composição, eu dou aulas para compositores. Eu trabalho tecnicamente. Eu sempre falo que o compositor é um artesão. É um sujeito que faz uma cadeira e ela tem que ser muito bem feita, não pode quebrar, tem que ser confortável e tem que saber todas as maneiras de se fazer uma cadeira. Agora, se a cadeira fica bonita, depois famosa por alguma razão, e se for para um museu e ganhar prêmios, isso é outra coisa. A avaliação estética não me concerne no trabalho como compositor.

Além de sua carreira como intérprete e pesquisador, publicou diversos ensaios e livros, destacando-se Sinfonia Plural.

Seu velório está sendo realizado na sexta-feira (26), das 16h às 22h, no Funeral Home, na Rua São Carlos do Pinhal, 376.

Artigo Anterior

Instituições financeiras privadas buscam oportunidades de investimento na região da América Latina

Próximo Artigo

Brasil e Estados Unidos estabelecem aliança para lidar com os impactos do aquecimento global

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!