Da Página do MST
No contexto da nossa Jornada de Luta Nacional por Alimentos Saudáveis e pela Reforma Agrária, informamos que concluímos as negociações com a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a equipe nacional do INCRA. Essas negociações dizem respeito à ocupação realizada no último dia 23 de julho, uma terça-feira, na sede do INCRA em Goiás. Mais de 300 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra participaram dessa ação, reivindicando a criação imediata de novos assentamentos no estado, onde mais de três mil famílias aguardam acesso à terra desde 2016.
Após intensas discussões, conseguimos avanços significativos nas pautas apresentadas. Graças à nossa resistência e mobilização, foram firmados compromissos importantes com a instituição, atendendo às nossas reivindicações. Em virtude desses avanços, decidimos desocupar a área onde estávamos acampados. A desocupação ocorreu de forma pacífica e harmoniosa, com o cumprimento dos termos acordados e respeito mútuo entre as partes.
A Jornada de Luta ocorreu na semana do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural e do Dia Internacional da Agricultura Familiar, com ações nas cinco regiões do país, em comemoração à data e para cobrar a necessidade de investimentos públicos por parte do estado, incentivando a produção de alimentos saudáveis nos territórios da Reforma Agrária.
Seguimos firmes na luta para que a Reforma Agrária Popular seja implementada e para que os direitos das famílias acampadas e assentadas sejam garantidos.
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Goiás
26 de julho de 2024