O ministro das relações exteriores de Israel fez um alerta à França sobre um suposto plano apoiado pelo Irã para atingir atletas e turistas israelenses durante os Jogos Olímpicos de Paris. As informações são da agência internacional de notícias Reuters.

“Atualmente, temos avaliações sobre a ameaça potencial representada pelos representantes terroristas iranianos e outras organizações terroristas que visam realizar ataques contra membros da delegação israelense e turistas israelenses durante as Olimpíadas”, disse Israel Katz em uma carta enviada ao ministro das relações exteriores da França, Stephane Sejourne.

Katz, apesar do alerta, não detalhou nenhuma inteligência ou ameaça específica contra os jogos.

Em resposta à acusação, a missão iraniana na ONU disse que “atos terroristas não têm lugar nos princípios dos grupos de resistência; mentiras e enganos não podem mudar os papéis do autor e dos acusados”.

O Ministério das Relações Exteriores da França, por sua vez, se recusou a comentar o caso.

Em 2018, a França frustrou um plano de bomba nos arredores de Paris, idealizado por um diplomata iraniano mais tarde condenado na Bélgica.

A França lançará uma de suas maiores operações de segurança nesta sexta-feira, quando sedia a cerimônia de abertura dos Jogos no coração de Paris.

Mais de 6.000 atletas participarão de um desfile ao longo do rio Sena, com 45 mil policiais e 10 mil soldados assegurando o evento.
Apesar do forte esquema montado, Paris convive com transtornos causados por um ataque coordenado em linhas de trem de alta velocidade que operam nos arredores da cidade. Incêndios criminosos em diferentes pontos da rede foram contidos, mas os autores ainda não foram identificados. Os danos devem ser consertados apenas no final de semana.
Também na quinta, um grupo de sete pessoas foi preso pela polícia da Bélgica acusado de planejar um ato terrorista contra Paris durante os jogos. Os detalhes do plano do grupo não foram divulgados pelo Ministério Público do país europeu, responsável pelo anúncio da prisão.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 26/07/2024