PF abre inquérito para investigar denúncias de difamação contra Lula e ligados ao Movimento Brasil Livre

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o Movimento Brasil Livre (MBL), acusado de crime de difamação contra o presidente Luís Inácio Lula da Silva. A ação foi motivada por uma publicação na rede social X, de agosto de 2023, que alegava que Lula aprova aborto e mudança de sexo.

O post se referia a uma resolução do Conselho Nacional de Saúde, aprovada no final de julho do ano passado, que sugeria a legalização do aborto e da maconha, além de reduzir para 14 anos o início da terapia hormonal para adolescentes transgênero.

O despacho continha apenas orientações e não determinações, mas o MBL aproveitou essa resolução para agir de má fé e difundir informações falsas, afirmando que Lula defende essas pautas. Agora, precisará se explicar à justiça.

Leia mais:

Governo desmente MBL

O governo refuta as alegações do Movimento Brasil Livre. O posicionamento de Lula é de que a questão do aborto deve ser tratada como um problema de saúde pública. E o fato é que o presidente não adotou nenhuma medida para legalizá-lo. Sua prática, com algumas exceções, é considerada crime no país desde o Código Penal de 1940.

A investigação prosseguirá com a PF buscando ouvir Renan Santos, coordenador nacional do MBL. Porém, até o momento ele não foi localizado para prestar esclarecimentos. Nas redes sociais, o grupo afirmou ser alvo de “censura e intimidação por parte do governo federal”, esquecendo-se entretanto que a divulgação de informações falsas é crime. A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), lembrou que agora eles “terão que prestar contas” das inverdades que publicam.

A atuação da Polícia Federal, sob pedido de Flávio Dino, reflete o empenho do governo em proteger a honra de Lula, buscando a responsabilização daqueles que mentem com o objetivo de atiçar seus seguidores, sem se preocupar com o prejuízo que trazem à imagem do presidente da República e ao Brasil.

Leia mais:

Da Redação

Artigo Anterior

Kamala Harris supera Donald Trump em popularidade entre os jovens eleitores, revela estudo

Próximo Artigo

Nenhum indício sólido sustenta alegações de vitória da oposição na Venezuela

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!