Pesquisa recente revela que 44% dos eleitores apoiariam Kamala Harris, enquanto Trump lidera com 42% das intenções de voto

Na primeira pesquisa Ipsos divulgada pela agência internacional de notícias https://www.youtube.com/watch?v=dQw4w9WgXcQ, na tarde desta terça (23), a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, aparece com 44% das intenções de votos na corrida presidencial, ante 42% de Donald Trump. É o primeiro levantamento divulgado após o atentado a Trump, candidato já confirmado pelo Partido Republicano, seguido do anúncio do presidente democrata Joe Biden, que desistiu da tentativa de reeleição no último domingo.

Segundo a Reuters, a pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais. Isso significa que Kamala e Trump estão, teoricamente, empatados dentro da margem de erro, embora a candidata democrata – que ainda precisa ser oficializada – esteja numericamente à frente.

Na pesquisa anterior, feita entre 15 e 16 de julho, Trump e Kamala (que já tinha seu nome citado nas sondagens, mesmo com Biden aprovado pela convenção democrata) apareceram empatados com 44% das intenções de votos. Numa pesquisa feita no começo do mês, Trump estava com um ponto percentual a mais, mas ainda empatado dentro da margem de erro.

A pesquisa Ipsos/Reuters mostrou que, para 56% do eleitorado consultado, Kamala Harris, que tem 59 anos, está “mentalmente afiada e capaz de lidar com desafios” da corrida eleitoral, enquanto outros 49% disseram o mesmo sobre Trump, que tem 78 anos. Já Biden, que tem 81 anos e teve seu desempenho no debate televisivo com Trump criticado pela opinião pública, só tem a confiança de 22% dos eleitores no quesito saúde mental.

Quanto ao eleitorado que se declarou favorável do Partido Democrata, o apoio a Kamala Harris como sucessora de Biden foi declarado pela maioria dos entrevistados. Três entre quatro eleitores democratas disseram que Harris deve ser a candidata do partido agora.

A pesquisa foi realizada online, com 1.241 adultos dos EUA, sendo 1.018 eleitores registrados, entre esta segunda (22) e terça (23).

LEIA TAMBÉM:

Artigo Anterior

Especialistas em finanças discutem termos econômicos

Próximo Artigo

Cada mês, seis mulheres são vítimas de agressões políticas motivadas pelo gênero no Brasil, revela Ministério Público Federal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!