Lula: Brasil busca aprofundar aliança com a China, sem comprometer laços com os EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) louvou a relação do Brasil com a China, mas declarou que não deseja entrar em conflito com os Estados Unidos para estabelecer uma relação com o país asiático. Segundo Lula, o Brasil também não planeja ofender a China para “estar junto” com os EUA.

“Não há alternativa para um país do tamanho do Brasil, que não seja a pluralidade nas suas relações com todo mundo. Nós não queremos entrar em conflito com os Estados Unidos para estar junto com a China. Nós não queremos entrar em conflito com a China para estar junto com os Estados Unidos”, disse.

As declarações de Lula foram feitas em entrevista no Palácio da Alvorada para agências internacionais. A íntegra da conversa com jornalistas foi divulgada pelo Planalto na noite da segunda-feira.

Lula reforçou a importância da economia chinesa e afirmou que o país é um parceiro essencial na luta para o crescimento econômico do Brasil. A China é um parceiro comercial fundamental do país desde 2009.

O presidente da China, Xi Jinping, planeja visitar o Brasil em novembro para uma visita de Estado. Lula prometeu “uma grande festa” para receber o homólogo chinês.

Apesar disso, o presidente ressaltou a pluralidade das relações internacionais brasileiras. “Nós queremos ter relação com a China, com os Estados Unidos, com a Alemanha, queremos ter aliança na América do Sul, porque esse é o papel de um país do tamanho do Brasil”, afirmou.

A expectativa é que o encontro entre as lideranças seja às vésperas da cúpula do G20, que vai ocorrer no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.

O Brasil é o principal parceiro comercial da China desde 2009.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu uma “grande festa” para receber o presidente da China, Xi Jinping, em novembro.

Artigo Anterior

Negociação de Mariana entra na reta final

Próximo Artigo

Sonho de Natal não se interrompe!

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!