23/7/1932: Santos Dumont, o pai da aviação, vê a luz do dia

Em 20 de julho de 1873, nasceu em Minas Gerais o visionário Alberto Santos Dumont, um dos mais destacados inventores da história. 

Santos Dumont era o sexto de oito filhos do casal Henrique Dumont, um engenheiro e cafeicultor brasileiro, e Francisca Paula dos Santos. Henrique participou da construção da Estrada de Ferro Central do Brasil, uma das mais importantes ferrovias do país.

Santos Dumont sempre demonstrou uma paixão por tecnologia e invenções. Desde cedo, criava pipas e pequenos aviões movidos por hélices acionadas por mola de borracha. 

Santos Dumont projetou, desenvolveu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Sua notoriedade internacional aumentou quando recebeu o Prêmio Deutsch em 1901, após voar em volta da Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6. Esse feito o transformou em uma das pessoas mais famosas do mundo no século XX.

Além disso, é reconhecido como a primeira pessoa a decolar a bordo de um avião movido a motor a gasolina. Dessa forma, é o verdadeiro inventor do avião, revolucionando a forma como as pessoas se conectam com o mundo, encurtando distâncias.

Artigo Anterior

Partidos políticos aprovam acordo do Hamas para formação de um governo de união nacional

Próximo Artigo

O Stalinismo traiu a luta palestina: a verdadeira história de Joseph Berger

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!