O presidente do Brasil revelou na última sexta-feira (19) que seu governo estava elaborando uma proposta para aderir à Iniciativa do Cinturão e Rota, o principal projeto de infraestrutura e investimento da China.

Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou a notícia durante evento que anunciou investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para reformar uma rodovia entre o Rio de Janeiro e Santos, cidade a 85 km de São Paulo, onde fica o principal porto do país.

Descrevendo uma sinergia entre os interesses chineses e a lacuna de infraestrutura do Brasil, Lula expressou abertura à adesão, desde que trouxesse resultados tangíveis.

“Como a China quer discutir essa Rota da Seda, teremos que preparar uma proposta para avaliar o que ganhamos? O que o Brasil ganha se participarmos disso?”, disse ele.

Os comentários de Lula marcaram a primeira vez que o governo brasileiro discutiu abertamente a possibilidade de aderir ao esquema, apesar da China ter feito vários convites no passado.

Embora historicamente seja um dos maiores receptores de investimentos da China continental, o Brasil tem relutado em se juntar à rede de comércio e infraestrutura centrada na China.

A relutância decorre de temores de que a adesão possa alienar os parceiros ocidentais e sinalizar um alinhamento automático com a China.

Diplomatas disseram ao Post no ano passado que as relações diplomáticas e econômicas entre a China e o Brasil já eram sólidas em comparação com a China e os parceiros do Cinturão e Rota, o que torna os benefícios pouco claros.

Em junho, o líder do partido governista do Brasil no parlamento, José Guimarães, deu a entender no X que o vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin estava prestes a finalizar a admissão do país à iniciativa durante uma visita a Pequim.

Mas Alckmin, que presidiu uma cúpula da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Consulta e Cooperação ao lado do vice-presidente chinês Han Zheng, posteriormente negou as reportagens, dizendo apenas que o tópico estaria na pauta de discussão.

Após estas observações, Liu Jianchao, ministro do Departamento Internacional da China disse que a China realmente quer que o Brasil participe da estratégia de comércio e infraestrutura, mas não tem intenção de estabelecer um prazo.

“Cabe ao governo brasileiro decidir. Estamos apenas declarando quais benefícios a Iniciativa do Cinturão e Rota traria à cooperação China-Brasil e ao desenvolvimento do Brasil. Mas não queremos impor nada.”

O Brasil e a China comemoram este ano 50 anos de relações bilaterais, e a China Presidente Xi Jinpingé esperado que participe do G20 em novembro.

Lula afirmou que seria um convidado na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que também acontecerá no Peru em novembro.

A China é membro da Apec e espera-se também que Xi participe na reunião, durante a qual o porto de águas profundas de Chancay está programado para ser inaugurado. Financiado por fundos do Cinturão e Rota, o porto tem como objetivo expandir o volume de comércio da China com a América do Sul.

Referindo-se à cúpula da Apec, Lula disse que foi a primeira vez que o Brasil foi convidado e, embora eu não tenha muito tempo livre, já decidi que irei porque o Brasil quer entrar nesse mundo da China.

“Precisamos [entender] como podemos nos integrar ao Pacífico do ponto de vista comercial.”

Este artigo foi publicado originalmente no South China Morning Post (SCMP)

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Última Atualização: 22/07/2024