Com a desistência do presidente dos EUA, Joe Biden, à corrida presidencial neste domingo (21), a vice-presidente Kamala Harris emergiu como uma das principais favoritas para assumir a candidatura democrata e enfrentar Donald Trump nas próximas eleições.
Logo após sua renúncia, Biden declarou seu apoio a Kamala, que rapidamente começou a receber respaldo de outros políticos do partido e de membros influentes dos democratas, como Bill e Hillary Clinton.
No entanto, importantes figuras, como o ex-presidente Barack Obama e a presidente emérita Nancy Pelosi, mantiveram uma posição neutra em relação à sucessão de Biden.
Ao longo da tarde e noite de domingo, a lista de apoiadores de Kamala cresceu, incluindo alguns nomes de peso dentro do partido, que poderiam ser seus concorrentes na disputa pela indicação: os governadores da Califórnia e da Pensilvânia, Gavin Newsom e Josh Shapiro, respectivamente.
Com o apoio de Newsom e Shapiro, ainda restam três políticos do partido que são vistos como potenciais desafiantes de Kamala pela indicação: Gretchen Whitmer, J.B. Pritzker e Sherrod Brown. Com informações do G1.
Veja quem são:
Gretchen Whitmer
Gretchen Whitmer, atual governadora de Michigan, tem 52 anos e possui uma trajetória significativa na política, com passagens pela Câmara dos Representantes e pelo Senado de Michigan antes de assumir o governo do estado em 2019.
Michigan é um estado crucial nas eleições, conhecido como “swing state”, o que significa que pode se inclinar tanto para os republicanos quanto para os democratas.
Vale destacar também que Whitmer foi cogitada como candidata à vice-presidência em 2020 e teve um desempenho notável nas primárias do Partido Democrata, reflexo do seu sucesso como governadora.
J. B. Pritzker
O governador de Illinois, J. B. Pritzker, tem se destacado durante seu mandato, o que pode colocá-lo como um forte candidato na disputa pela indicação democrata.
Aos 59 anos, Pritzker tem promovido a regulamentação do aborto em seu estado, investindo mais de US$ 23 milhões na ampliação do acesso ao procedimento e à saúde reprodutiva desde 2022. Illinois registrou um aumento considerável no número de mulheres que viajam para o estado em busca do aborto após a reversão do caso “Roe vs. Wade” pela Suprema Corte dos EUA.
Pritzker também se posicionou firmemente em questões como controle de armas e legalização da maconha para uso recreativo, declarando que Illinois é um “santuário” para mulheres que buscam a interrupção da gravidez.
Sherrod Brown
Sherrod Brown, senador de Ohio, é conhecido por sua atuação em prol dos direitos trabalhistas e suas posições sobre fertilização in vitro e aborto. Aos 71 anos, Brown seria o candidato mais velho entre os possíveis nomes dos democratas, embora ainda fosse sete anos mais jovem que Donald Trump.