O presidente Lula esteve em São Paulo, neste sábado (20), para participar das primeiras convenções municipais por ocasião das eleições de outubro. Pela manhã, ele visitou São Bernardo do Campo, seu berço político, onde lançou a candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) à prefeitura do município da região do ABC. À tarde, o presidente participou, na capital paulista, do lançamento da candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) a prefeito da cidade. Na chapa, Boulos terá Marta Suplicy (PT) como vice.
Em sinal de união das esquerdas na corrida pelo Palácio do Anhangabaú, Lula, Boulos e Marta subiram de mãos dadas e erguidas no palanque montado na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo. Logo atrás dos três, seguiram o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), e a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), ambos ex-prefeitos da cidade.
“Os três melhores e os três extraordinários momentos da cidade de São Paulo, governada por Luiza Erundina, por Marta Suplicy e por Fernando Haddad. É essa a comparação que nós temos que fazer: quem fez mais por São Paulo do que esses três companheiros e companheiras que estão aqui?”, declarou Lula, em discurso.
Também presente à convenção na capital paulista, a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), destacou as gestões petistas em SP e pregou a coesão das esquerdas. “Nós não podemos deixar a extrema-direita avançar. E aqui está o campo progressista, democrático e popular, que vai, sim, enfrentar o candidato do Bolsonaro, por mais que ele esconda que é candidato do Bolsonaro”, enfatizou a parlamentar, antes de elencar avanços alcançados pelo governo Lula.
Marta, por sua vez, resumiu o endosso do presidente ao candidato do PSOL. “Boulos é o candidato do presidente Lula a prefeito de São Paulo”, disse. “O presidente Lula e eu reconhecemos em Boulos a necessária sensibilidade para ser o próximo prefeito de São Paulo”, completou.
Violência contra as mulheres
Mais cedo, em São Bernardo do Campo, Lula alertou para as notícias falsas nas eleições municipais e condenou, mais uma vez, a violência contra as mulheres. “Quero aproveitar esse ato aqui: pelo amor de Deus, o homem que é homem, o homem que tem fé em Deus, que é fraterno, solidário, não pode nunca levantar a mão para agredir uma mulher, não pode”, afirmou o presidente. “Tem aumentado muito a violência, a violência contra a mulher é muito grande”, prosseguiu.
No ABC paulista, além de Gleisi, Lula esteve acompanhado do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB-SP), e dos ministros do Trabalho, Luiz Marinho (PT-SP), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP), e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB-PE).
Dobradinha
O vice de Luiz Fernando na disputa pela prefeitura de São Bernardo é Dr. William Dib (PSB), do mesmo partido de Alckmin, repetindo a dobradinha que deu a vitória ao PT nas últimas eleições presidenciais. “A eleição do Luiz Fernando significa que a gente vai estar junto, vai estar unido Lula, Dib, Marinho e o povo de São Bernardo do Campo para ajudar esse companheiro a governar”, defendeu Lula.
A presidenta do PT lembrou a relevância política de São Bernardo do Campo. Na avaliação dela, os democratas precisam se comprometer com “o dever histórico de não deixar a extrema-direita voltar a governar o Brasil”. “Vamos disputar o campo democrático contra a extrema-direita”, definiu Gleisi.
Irmão do ministro Paulo Teixeira, Luiz Fernando iniciou a carreira política como vereador no interior de São Paulo, em 1989. Ele também coordenou a campanha vitoriosa do hoje ministro do Trabalho, Luiz Marinho, à prefeitura de São Bernardo do Campo, em 2008. “É só ver a biografia dos outros candidatos e comparar com a de Luiz Fernando, que vai se ter argumento de sobra”, afirmou Lula.
Da Redação