Microsoft confirma que 8,5 milhões de dispositivos Windows foram afetados por apagão cibernético

O incidente de interrupção cibernética ocorrido após uma atualização de antivírus da empresa de segurança digital CrowdStrike afetou cerca de 8,5 milhões de dispositivos da Microsoft, afirmou a empresa em uma nota publicada no site.

“Calculamos que a atualização da CrowdStrike afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows, ou menos de 1% de todas as máquinas com Windows”, afirmou a Microsoft.

Segundo a CrowdStrike, a atualização de seu software Falcon Sensor disparou um erro lógico em todos os dispositivos equipados com Windows 7.11 ou versões superiores, levando os aparelhos a entrarem em ‘tela azul’ – quando não há resposta do sistema operacional.

A Microsfot afirma ter se reunido com a empresa de segurança digital, o Google Cloud Computing e Amazon Web Services para desenvolver uma solução escalável para conter a pane.

A falha digital afetou várias atividades na sexta-feira 19 em todo o planeta, incluindo companhias aéreas internacionais, bancos, hospitais, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações.

O incidente provocou perturbações em vários aeroportos internacionais, com problemas nos sistemas de check-in. Na Espanha, todos os aeroportos foram afetados. No terminal de Barajas, em Madrid, os passageiros precisaram ter paciência.

Desde então, o evento tem sido usado por criminosos como isca para aplicar golpes na internet, coletando dados confidenciais de pessoas e empresas.

Criminosos tem aproveitado a alta taxa de procura por uma solução para criar links maliciosos, conhecidos como Phishing, para roubar dados cadastrados em uma página falsa.

 

 

Artigo Anterior

Ataques israelenses contra Iêmen marcam início de uma fase mais perigosa, afirma Hezbollah

Próximo Artigo

O Brasil revela seu lado quilombola: Nordeste é berço de comunidades históricas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!