Volodymyr Zelensky e Donald Trump. Foto: reprodução

O candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que teve uma conversa telefônica com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na qual prometeu “pôr fim à guerra” entre Ucrânia e Rússia caso seja eleito.

“Como seu próximo presidente dos Estados Unidos, vou trazer paz para o mundo e acabar com a guerra que já ceifou tantas vidas e devastou incontáveis famílias inocentes”, publicou o ex-presidente em sua plataforma, Truth Social.

“Os dois lados poderão se reunir e negociar um acordo que ponha fim à violência e pavimente o caminho para a prosperidade.”

Desde o início da invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022, os Estados Unidos têm enviado dezenas de bilhões de dólares em ajuda militar a Kiev. Porém, uma vitória de Trump em novembro pode colocar esse apoio em risco.

Zelensky confirmou a ligação, afirmando: “Estabelecemos com o presidente Trump discutir em uma reunião pessoal que passos podem ser dados para uma paz justa e realmente duradoura”, disse. “Tomei nota do vital apoio bipartidário e bicameral americano para proteger a liberdade e a independência de nossa nação”.

Vale destacar que Trump, que formalizou sua candidatura à presidência pelo Partido Republicano ontem, já afirmou em diversas ocasiões que acabaria com a guerra rapidamente, mas nunca especificou como pretende fazer isso.

Zelensky, por sua vez, mencionou no início da semana que ele e Trump poderiam cooperar caso o republicano vencesse a eleição, mas não comentou se estava preocupado com o presidente Joe Biden, que enfrenta pressões para se retirar da disputa.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 20/07/2024