Com o objetivo de promover o debate e a troca de experiências sobre questões de saúde de trabalhadores e trabalhadoras, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Ministério da Saúde realizaram o 10º Encontro das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o ‘Cisttão’.

Leia também – 

A atividade reuniu cerca de 300 pessoas entre lideranças sindicais e sociais como conselheiros de saúde de estados e municípios, coordenadores de centros de referência, entre outros. E durante os três dias de debate, os participantes discutiram melhorias para a saúde e a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. 

“Uma atividade rica que se converteu em um momento importante de escuta e de conhecimento das realidades das diferentes regiões do Brasil. O Brasil é muito diverso e a troca de informações sobre o controle social e o mundo do trabalho é algo que contribui para a construção de políticas mais eficazes de promoção à saúde do trabalhador”, destacou a direção do Sintaema, que compôs a delegação da CTB.

O Sintaema ainda defendeu na atividade que o controle social atue como fiscalizador das ações dos governantes. “É importante para assegurar que os recursos públicos sejam bem empregados em benefício da coletividade. É a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados”, ressaltou a direção do Sindicato.

Mais

O Cisttão integra o conjunto de etapas preparatórias para duas conferências de Saúde que serão realizadas pelo CNS em 2024 e 2025: 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde), de 10 a 13 de dezembro, em Brasília, e a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), agendada para julho de 2025.

*Com informações do CNS

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 19/07/2024