Nas eleições municipais deste ano, cerca de 155 milhões de eleitores estarão aptos a votar, o que representa um crescimento de 5,40% em relação a 2020. As disputas ocorrerão em 5.569 municípios, onde serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no dia 6 de outubro. Em 103 desses municípios, com mais de 200 mil eleitores, é possível que haja um segundo turno no dia 27 do mesmo mês.
De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 82,87% (129 milhões) dos eleitores vão utilizar o sistema de biometria, enquanto 17,13% (26 mil) usarão cédulas eleitorais.
As mulheres continuam a ser a maioria do eleitorado, representando 52% da população, enquanto os homens representam 48%.
O maior grupo de eleitores está entre 45 e 59 anos, com mais de 40 milhões de votantes.
Os eleitores com ensino médio completo são a maioria (27,04%), seguidos dos que têm ensino fundamental incompleto (22,48%), ensino médio incompleto (17,78%) e superior completo (10,78%).
Os dez maiores colégios eleitorais estão localizados em São Paulo (34 milhões), Minas Gerais (16 milhões), Rio de Janeiro (13 milhões), Bahia (11 milhões), Rio Grande do Sul (8 milhões), Paraná (8 milhões), Pernambuco (7 milhões), Ceará (6 milhões), Pará (6 milhões) e Santa Catarina (5 milhões).
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou que o elevado número de eleitores e de eleitoras confirma o que se tem demonstrado na história brasileira com o desenvolvimento do sistema eletrônico de votação desde a Constituição de 1988.
“É o benefício de eleições democráticas livres, certas no tempo, auditáveis em seu processo, transparentes em sua realização, eficientes em seu resultado”, considerou.
“O quadro do eleitorado brasileiro apresentado nesta data é o retrato do cenário político-eleitoral que a cidadania pátria constrói e que se forma neste prazo legal que antecede as eleições, para que todas as pessoas saibam dos dados e do perfil da cidadania participante do processo de escolha dos representantes das cidadãs e dos cidadãos nos municípios brasileiros”, disse a presidente do TSE.
O TSE também publicou portaria no Diário da Justiça Eletrônico com o limite de gastos de campanha para os cargos de prefeito e vereador. O volume de recurso foi definido por municípios, com um mínimo de R$ 100 mil para prefeito e R$ 10 mil para vereador.
Confira a portaria aqui