Uma falha técnica causou interrupção nos sistemas informáticos globais na sexta-feira (19), resultando na suspensão de voos nos Estados Unidos, na interrupção das transmissões de televisão no Reino Unido e no impacto nas telecomunicações na Austrália, entre outros problemas.
Embora a causa ainda esteja sob investigação, parece que computadores com Windows em todo o mundo estão sendo afetados. Com informações do Globo.
A empresa australiana de telecomunicações Telstra sugeriu que as interrupções foram desencadeadas por “problemas globais” relacionados ao software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
Um especialista da Universidade de Melbourne, Toby Murray, afirmou que há sinais de que o problema está vinculado a uma ferramenta de segurança chamada CrowdStrike Falcon.
Crowdstrike Falcon
Lançada em 2013, a plataforma Falcon da CrowdStrike oferece proteção de endpoint e inteligência contra ameaças. Uma atualização do driver desse software parece ser a responsável pela falha global na sexta-feira.
“Falcon é conhecido como uma plataforma de detecção e resposta de endpoint, que monitora os computadores nos quais está instalado para detectar invasões (ou seja, ações de hackers) e responder a elas”, disse Toby Murray.
Situação atual no Aeroporto de Denver. @Delta @cnnbrk #outage pic.twitter.com/wGIMGujyHB
— Melissa McGibbon (@mcmliss) 19 de julho de 2024
A CrowdStrike emprega inteligência artificial e aprendizado de máquina em seus sistemas antivírus de última geração, prevenindo ações de hackers antes que ocorram. O sensor Falcon é compatível com sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.
Os produtos da CrowdStrike se integram a um ambiente de “Soluções de Segurança de Endpoint” na nuvem. Um único agente, chamado Sensor CrowdStrike Falcon, implementa várias soluções, incluindo Segurança de Endpoint, Operações de TI de Segurança, Inteligência de Ameaças, Segurança na Nuvem e Proteção de Identidade.
A CrowdStrike emitiu uma mensagem gravada na sexta-feira (19), informando que está ciente dos relatos de travamentos no sistema operacional Windows da Microsoft, relacionados ao sensor Falcon.
“Obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. A Crowdstrike está ciente de relatos de travamentos no Windows relacionados ao sensor Falcon”, dizia uma mensagem pré-gravada.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link