Nesta quinta-feira (18), o parlamento israelense votou uma resolução que rejeita o estabelecimento de um Estado palestino na região ocupada. Segundo a imprensa sionista, a medida foi aprovada pelo Knesset por 68 votos favoráveis e apenas nove contrários.

A resolução afirma que um Estado palestino representaria “um perigo existencial para o Estado de Israel e os seus cidadãos, perpetuaria o conflito israelo-palestiniano e desestabilizaria a região”.

De acordo com o The Times of Israel, a coalizão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netaniahu, impulsionou a medida. O partido de Yair Lapid, líder da oposição, por outro lado, saiu da sessão para evitar apoiar a declaração.

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) respondeu à aprovação da medida por meio da seguinte declaração oficial:

Em nome de Deus, o Misericordioso

A decisão do Knesset sionista de não permitir o estabelecimento do Estado palestino é uma decisão inválida emitida por uma entidade ocupante que não tem legitimidade em terras palestinas. É uma afirmação sionista da política em curso de negação dos direitos do nosso povo palestino e do seu direito, tal como garantido pelo direito internacional, à autodeterminação como o resto dos povos do mundo.

Afirmamos que o nosso povo palestino continuará a sua resistência, luta e legítima defesa da sua existência diante da guerra fascista e genocida travada contra eles pelo governo terrorista sionista. Reivindicarão o seu direito de estabelecer o seu Estado independente e continuarão o seu caminho para frustrar todos os planos de deslocamento e apagamento da identidade nacional palestina.

Esta decisão audaciosa é um desafio para a comunidade internacional e um desdém pelas decisões da Assembleia Geral das Nações Unidas que apoiaram a concessão da Palestina como membro pleno das Nações Unidas. É necessário um movimento internacional sério para pôr fim a estas decisões e ações criminosas e para permitir que o nosso povo palestino alcance todos os seus direitos.

O Movimento de Resistência Islâmica – Hamas

Quinta-feira: 12 Muharram 1446 AH

Correspondente a: 18 de julho de 2024 DC

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 18/07/2024