Denise Pessôa sugere implantação de sanitários com dispositivos de higiene e fontes de água em áreas de preservação natural acessíveis ao público

A instalação de banheiros com fraldários e de bebedouros em unidades de conservação abertas ao público é tema do projeto de lei (PL 2892/2024) protocolado pela deputada federal Denise Pessôa (PT-RS). A proposta leva em conta dados do Diagnóstico do Uso Público em Parques Brasileiros, sendo que aproximadamente 46% deles não têm banheiros e 56% não dispõem de bebedouros. As mães relatam também dificuldade de frequentar parques e praças com bebês e crianças devido à falta de fraldários.

“Esses espaços são frequentados por pais que levam os filhos e não consigo imaginar um parque ou praça sem crianças, e por isso, é necessária a instalação de fraldários para que as mães tenham conforto e comodidade para trocar as crianças e até mesmo para alimentá-las”, defendeu a deputada. Ela acrescentou que essa carência de instalações básicas também compromete a experiência dos visitantes, que frequentemente enfrentam dificuldades e desconfortos que poderiam ser evitados com a instalação de infraestrutura adequada. “A nossa intenção é melhorar a experiência dos visitantes, mas também contribuir para a conservação ambiental, evitando práticas inadequadas e poluentes”, explicou Denise.

A ideia é estimular o crescimento da consciência ambiental e do respeito à natureza, contribuindo para uma mudança ampla de postura da sociedade em relação ao meio ambiente. A deputada afirmou ainda que com condições adequadas irá aumentar a frequência de visitas às Unidades de Conservação. “Sabemos do potencial econômico existente no turismo em unidades de conservação, e os parques bem equipados atraem mais visitantes, o que pode gerar receita adicional para a manutenção e conservação dessas áreas. Essa receita pode ser reinvestida em melhorias da infraestrutura e em programas de educação ambiental”, finalizou ela.

O que diz o projeto

O PL 2892/2024 propõe alterações à Lei 9.985, de 18 de julho de 2000. A lei, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), passará a dispor sobre a disponibilização de instalações sanitárias e de hidratação em unidades abertas à visitação pública.

A finalidade é garantir infraestrutura mínima em unidades de conservação, com a inclusão de instalações sanitárias com fraldários e estrutura de hidratação, conforme as alterações propostas nos artigos 4º e 21-A da lei. A medida busca garantir conforto e higiene para os visitantes, promovendo um turismo sustentável e inclusivo.

 

Assessoria Parlamentar

Artigo Anterior

Ministério da Educação apresenta programa de apoio ao Ensino Médio para estudantes do período noturno

Próximo Artigo

TSE decide enviar equipe de observação para monitorar processo eleitoral na Venezuela

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!