Um novo tipo de Partido Republicano está se revelando em sua convenção nacional.

Todos os marcos de um evento MAGA estão em exposição, desde a enorme iconografia de Donald Trump dentro do salão de convenções até chapéus de cowboy de Trump com strass e cartazes vermelhos de Trump e Vance.

Mas olhe mais de perto e o partido está mudando — abraçando cada vez mais o populismo econômico em casa e o isolacionismo no exterior, mudando sua posição de décadas sobre o aborto e não apenas desconfiando, mas hostil a certos interesses comerciais.

O recém-anunciado companheiro de chapa de Trump, o senador JD Vance de Ohio, disse que o Partido Republicano está em um “período republicano tardio” e que o partido precisa “ficar bem selvagem e bem distante”.

O candidato a vice-presidente, senador JD Vance (à esquerda), senta-se ao lado do ex-presidente e candidato à presidência Donald Trump durante o segundo dia da Convenção Nacional Republicana de 2024 no Fiserv Forum em Milwaukee em 16 de julho. | Brendan Smialowski/AFP via Getty Images

E é exatamente isso que está acontecendo em Milwaukee. Não foi apenas a seleção de Vance por Trump, o oponente da ajuda à Ucrânia que uma vez disse “Eu realmente não me importo com o que acontece com a Ucrânia de uma forma ou de outra”. Foi também a adoção pelo partido de uma plataforma de aborto enxuta e as críticas às corporações que ouviu no plenário do RNC.

É o resultado de uma confluência de mudanças econômicas, demográficas e culturais — incluindo um movimento trabalhista recentemente ascendente, pelo qual o GOP se vê cada vez mais atraído, pelo menos nominalmente. Juntas, essas forças apenas aceleraram o flerte do GOP com uma renovação do partido.

O presidente da International Brotherhood of Teamsters, Sean O’Brien, discursa durante o primeiro dia da Convenção Nacional Republicana de 2024 em Milwaukee, em 15 de julho. | Andrew Caballero-Reynolds/AFP/Getty Images

Talvez o mais chocante para alguns republicanos mais tradicionalistas tenha sido o discurso inflamado do presidente da International Brotherhood of Teamsters, Sean O’Brien — o primeiro Teamster a falar em uma RNC em seus 121 anos de história. Em seus comentários, ele invadiu o conservadorismo econômico tradicional, condenando a “elite corporativa”, delineando os danos das leis do Direito ao Trabalho, que dificultam a organização e foram aprovadas principalmente em estados governados pelo Partido Republicano, e chamou a Câmara de Comércio de “sindicatos para grandes empresas”.

O líder da maioria na Câmara, Steve Scalise (à esquerda), o deputado Jim Jordan e o ex-presidente Donald Trump aplaudem os palestrantes no segundo dia da Convenção Nacional Republicana em Milwaukee. | Joe Raedle/Getty Images

Ou, como disse o deputado Jim Jordan, de Ohio: “Acho que o presidente Trump fez do nosso partido o que ele sempre deveria ter sido, que é um partido populista enraizado em princípios conservadores”.

A modelo e rapper norte-americana Amber Rose participa de uma passagem de som no Fiserv Forum antes da Convenção Nacional Republicana de 2024, em 14 de julho, em Milwaukee. | Andrew Caballero-Reynolds/AFP/Getty Images

A nova plataforma do GOP é o melhor exemplo disso. A plataforma agora não menciona o casamento entre um homem e uma mulher, um antigo marco dos princípios do partido. Em vez disso, fala sobre promover “uma cultura que valoriza a santidade do casamento” e “o papel fundamental das famílias”, no que foi amplamente aclamado como uma vitória para os republicanos pró-LGBTQ+, mas um golpe para a ala socialmente conservadora do partido.

Manifestantes antiaborto seguram cartazes enquanto observam pessoas participando da Coalizão para Marchar na Convenção Nacional Republicana perto do Fórum Fiserv em 15 de julho em Milwaukee. | Michael M. Santiago/Getty Images

A plataforma também não menciona o aborto, um antigo marco dos princípios do partido. Em vez disso, fala sobre promover “uma cultura que valoriza a santidade do casamento” e “o papel fundamental das famílias”, no que foi amplamente aclamado como uma vitória para os republicanos pró-LGBTQ+, mas um golpe para a ala socialmente conservadora do partido.

Via Agências de Notícias

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 17/07/2024