Desembargador Moraes nega pedido de liberdade ao homem condenado por agressões em São Paulo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou um habeas corpus a um homem condenado por aplicar golpes na compra e na revenda de veículos em São Paulo.

O homem, sócio-administrador de uma loja, recebia os automóveis após a assinatura de um contrato particular de compra e venda, mas não repassava o dinheiro da revenda aos clientes.

O caso concreto envolve uma mulher que deixou na empresa um carro de 80 mil reais. Posteriormente, ela soube pela imprensa que a loja havia sido fechada em decorrência do esquema criminoso e não conseguiu contato com os donos.

A Justiça paulista condenou o homem por estelionato a dois anos e seis meses de reclusão, em regime semiaberto. A sentença enfatiza que ele responde a diversas outras ações do mesmo tipo. O Tribunal de Justiça de São Paulo e o Superior Tribunal de Justiça rejeitaram tentativas de reverter a condenação e, por isso, o caso chegou ao STF.

O argumento da defesa para solicitar a absolvição é que o caso diz respeito a um ilícito civil, não penal. Moraes não acolheu a alegação, em decisão assinada em 10 de julho.

“Embora a defesa alegue a ausência dos elementos caracterizadores do tipo penal em questão, o que teria o condão de levar à absolvição, não é o que se constata das circunstâncias descritas pelo Juízo de origem (confirmadas pelo Tribunal estadual), que evidenciou, com arrimo no suporte probatório colhido sob o crivo do contraditório, a vontade do agente dirigida à produção do resultado típico”, escreveu.

Segundo o ministro, qualquer conclusão do STF em sentido distinto demandaria um reexame de fatos e provas, o que não poderia ocorrer por meio de habeas corpus.

Artigo Anterior

Suspeito de evasão de divisas, Carluxo pede ao poder público que devolva seu equipamento eletrônico

Próximo Artigo

Vereadora de Goiânia (GO) acusa Veja de publicação "ofensa desonesta e sem escrúpulos"

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!