Instituto de Estatística reavalia previsões para expansão econômica do país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) atualizou suas previsões para o crescimento econômico global e para alguns países específicos, como o Brasil.

No caso brasileiro, o crescimento estimado ficou em 2,1% em 2024 e 2,4% em 2025, ambos abaixo do crescimento de 2,9% registrado em 2023.

Segundo o FMI, esses dados se referem ao impacto a curto prazo das enchentes no Rio Grande do Sul. No entanto, o crescimento de 2025 foi revisado para cima para refletir a reconstrução após as enchentes e fatores estruturais de apoio, como a aceleração na produção de hidrocarbonetos.

A revisão do PIB brasileiro também afetou os prognósticos para América Latina e Caribe, que caiu para 1,9% este ano, enquanto os números de 2025 subiram para 2,7%.

Em termos globais, o FMI projeta a recuperação do comércio global em torno de 3,25% anualmente entre 2024/2025, uma melhora após a quase estagnação vista em 2023, e se alinhando novamente com o avanço do PIB global.

“Espera-se que o primeiro trimestre apresente um crescimento moderado, uma vez que a indústria de transformação segue em ritmo moderado. Embora as restrições transfronteiriças tenham aumentado, prejudicando o comércio entre blocos geopoliticamente distantes, espera-se que a relação comércio/PIB permaneça estável na projeção”, afirma o FMI.

Veja mais sobre o tema no relatório World Economic Outlook.

Artigo Anterior

Crise Financeira: Governo de Minas Aprova Lei de Recuperação Fiscal de Zema

Próximo Artigo

Justiça ordena que proprietária que insultou humorista com termo pejorativo saia do imóvel onde reside

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!