Na manhã desta sexta-feira, 12 de julho, na sede do TRT4, a direção da FECOSUL, liderada por seu presidente, Guilherme Silva, e pelo assessor jurídico, João Pedro Fernandes, juntamente com representantes da FETRACOS, Dra. Maria Luiza Ribeiro e outros diretores da entidade, assinaram um acordo histórico com a direção do SINCODIV/RS, liderada por seu presidente, Leonardo Santos, acompanhado pelos advogados, Luís Henrique da Silva e Ana Paula Souza. A mediação foi realizada pelo Vice-Presidente do TRT, desembargador, Antônio Carlos Pereira, e pela juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier, com a assistência do MPT, representado pela Dra. Fernanda Maria da Silva.

O acordo beneficia mais de 18 mil trabalhadores do setor de revendas de veículos no estado do RS. Consiste na unificação de todas as cláusulas sociais, pisos salariais e reajustes, que variam de 4,2% a 5% para os salários em geral.

O piso salarial foi estabelecido em R$ 1.828,00, com garantia de piso aos vendedores de veículos de 1,3 pisos e demais comissionados de 1,2 pisos da categoria. Ficou ainda garantido um quinquênio de 5% sobre o salário do empregado, auxílio-creche, auxílio-escolar, plano odontológico, dia do comerciário pago em dobro, entre outras importantes conquistas.

Para o presidente da FECOSUL, Guilherme Silva, o acordo demonstra um grau de maturidade entre as partes, que conseguiram unificar mais de 50 convenções coletivas em uma única convenção abrangendo todo o estado do RS. Isso proporciona uma padronização que facilita a administração pelas empresas e traz novas e importantes conquistas para a categoria do setor. Silva afirma ainda que este acordo deve servir de modelo para outros setores dentro do estado do RS e do Brasil.

Informações: Fecosul.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 15/07/2024