Por Chico Teixeira
A situação mundial só se agrava com esse estúpido atentado contra Trump. É já passada a hora da Justiça brasileira despertar do seu sono.
O general projeto de tirano da Bolívia já está na prisão. Jair Bolsonaro tentou quatro vezes o golpe de Estado no Brasil. Em 07/09/2021, em 30/10/2022, em 12/12/2022 e em 08/01/2023. Continua, no entanto, como um grande eleitor, cabo eleitoral ativo do fascismo.
Se foi mesmo um AR-15 semi-automático, conforme a mídia americana e o FBI anunciaram, cujo tiro perfurou a orelha de Donald Trump, de fato teria que ter arrancado toda a cartilagem ou ao menos dilacerado a parte atingida. Ou não foi um AR-15 ou mataram um segundo atirador, e o perpetrador, com arma mais leve, uma pistola, escapou ileso.
Continuo afirmando: a leniência e a lentidão da Justiça brasileira em condenar Bolsonaro por sequer uma de suas muitas atrocidades – crimes contra saúde pública durante a pandemia; enriquecimento ilícito; estelionato; falsidade ideológica (como no caso dos atestados de vacina); golpe de Estado; conspiração para golpe de Estado; apropriação indébita de recursos públicos; tráfico internacional de bens públicos; contrabando; peculato; crime contra a Receita Federal; genocídio contra os yanomamis.
Formação de quadrilha para descumprir a Constituição; ameaça contra opositores; apologia da tortura entre tantos outros, ensejará, com apoio de Milei e Trump, um terrível e vingativo segundo mandato de bolso-fascismo, do qual, desta feita, não teremos a mínima certeza de saída nos próximos 20 anos.
Bolsonaro deve imediatamente perder o status de réu primário e tornar-se ficha suja. Basta de leguleio e logorreia jurídica. Bolsonaro na cadeia já!