Único petista a votar a favor do PL da Dosimetria na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta-feira 17, Fabiano Contarato (ES) afirmou ter registrado apoio à proposta “por engano” no sistema do colegiado. No plenário, garantiu, votará contra o texto.
“Hoje na CCJ, lutei para que o projeto fosse derrubado ou que a discussão fosse, pelo menos, adiada. No entanto, por engano, no momento da votação, registrei no aplicativo do Senado um voto diferente à minha convicção e já procurei a Presidência da CCJ para retificar no painel. No Plenário, meu voto será CONTRA”, justificou Contarato em uma nota divulgada nas redes sociais.
Chancelado por 17 senadores da comissão, o projeto busca reduzir as penas de Jair Bolsonaro (PL) e de outros condenados pela tentativa de golpe de Estado. Altera, por exemplo, a forma de calcular as penas de crimes como golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A expectativa é que a Casa Alta vote o texto em plenário ainda nesta quarta.
“Sou totalmente contrário ao PL da Dosimetria e tudo o que ele representa. Ele fomenta a impunidade, beneficiando quem tinha planos concretos para destruir o Estado Democrático de Direito”, finalizou Contarato.