Exército russo expulsam nazistas ucranianos de Novoplatonovka

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta terça-feira (16) que unidades do agrupamento de combate Zapad libertaram o povoado de Novoplatonovka, na região de Carcóvia. “Como resultado de operações ativas, unidades do agrupamento Zapad libertaram a vila de Novoplatonovka”, declarou o ministério em comunicado.

Segundo a nota, o agrupamento Tsentr prossegue com ações na região da República Popular de Donetsk, com operações para expulsar unidades ucranianas descritas como dispersas. O ministério afirmou que continua a “limpeza” dos povoados de Svetloe e Grishino e que, perto de Rodynskoye, duas tentativas de ataque de unidades do 425º Regimento de Assalto “Skala” teriam sido repelidas.

O comunicado acrescenta que forças russas teriam eliminado formações ucranianas cercadas nos microdistritos Vostochny e Zapadny de Dimitrov, assumindo o controle de 120 edifícios. O Ministério da Defesa também afirmou ter atingido infraestrutura de transporte utilizada pelas operações ucranianas.

O governo russo divulgou ainda números de baixas atribuídas ao Exército ucraniano em 24 horas, indicando mais de 505 mortos na zona do agrupamento Tsentr e centenas em outras frentes.

A região de Carcóvia é apresentada por Moscou como um eixo central de sua ofensiva desde maio de 2024, com o objetivo declarado de estabelecer uma “zona de amortecimento” para impedir ataques em territórios russos fronteiriços.

Artigo Anterior

Como conduzir implacavelmente um país ao colapso

Próximo Artigo

Regime político sob tutela

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!