Uma nova pesquisa Genial/Quaest, apresentada nesta terça-feira (16), indica que o presidente Lula (PT) vence em todos os cenários de primeiro e segundo turno das eleições de 2026. Contra o senador Flávio Bolsonaro (PL) ou contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente marca dez pontos de vantagem em uma eventual segunda disputa.
Em um cenário de primeiro turno em que Lula marca 41% das intenções de voto e Flávio e Tarcísio estão na disputa, o filho de Jair Bolsonaro fica à frente do governador com 23% das intenções contra 10%. Algo até meses atrás impensável mesmo dentro da extrema direita bolsonarista.
Os diversos cenários traçados trazem uma miríade de candidatos de direita e extrema direita, o que pulveriza as intenções de voto. Isto deverá se modificar à medida que as candidaturas se aglutinarem ao longo da disputa.
Leia mais: Lula lidera para presidente em todos os cenários, aponta Ipsos-Ipec
No entanto, é positivo para o presidente Lula, pré-candidato à reeleição, se manter na dianteira independentemente de quais adversários estejam na disputa, ainda mais por alcançar entre 34% e 41% das intenções, sendo este último percentual visto no embate que tem, justamente, contra os principais nomes até agora projetados no campo bolsonarista, Flávio e Tarcísio. Nesse mesmo quadro com os dois pré-candidato ainda aparecem: Ratinho Júnior (PSD) 11%; Romeu Zema (Novo) 4%; Ronaldo Caiado (União Brasil) 3%; Renan Santos (Missão) 1%; Aldo Rebelo (Democracia Cristã) 1%; indecisos são 5% e brancos/nulos/não vão votar 15%.
2º turno
Já no segundo turno, Lula tem 10 pontos percentuais de vantagem sobre Flávio ou Tarcísio.
Contra o filho 01 de Bolsonaro, Lula tem 46% da preferência, Flávio 36%, brancos/nulos/não vão votar são 15% e indecisos 3%.
Já contra o governador de São Paulo, Lula vence por 45% contra 35% de Tarcísio. Brancos/nulos/não vão votar são 16% e indecisos 4%.
Também há um cenário em que Lula com 45% vence Ratinho Jr. (PSD) que marca 35%, sendo brancos/nulos/não vão votar 17% e indecisos 3%. O presidente também ganha a reeleição de 44% a 33% se o adversário no segundo pleito for Ronaldo Caiado (União), com brancos/nulos/não vão votar em 20% e indecisos 3%.
Esta foi a primeira pesquisa da Genial/Quaest desde que Flávio Bolsonaro se lançou pré-candidato à presidência. Também foi a primeira em que o nome de Jair Bolsonaro não foi testado. Ele está preso, condenado a mais de 27 anos de prisão. Chamou a atenção o fato de o nome de Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, não ter sido apresentado, uma vez que em pesquisas de outros institutos ela aparece mais bem posicionada que seu enteado e Freitas. No entanto, a escolha se deve a Flávio já ocupar o espaço da legenda em que são filiados, o Partido Liberal (PL), assim como Jair.
O levantamento foi realizado entre 11 e 14 de dezembro com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.