A presidente do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), deputada federal Marília Arraes, esteve em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para endossar a pré-candidatura de Waldemir Catanho (PT) à prefeitura do município.

O encontro ocorreu no Parque Guadalajara e faz parte de uma série de compromissos da presidente do PT no Ceará, que inclui ainda visitas a Fortaleza e Juazeiro do Norte.

Durante o evento, Marília Arraes expressou sua satisfação em participar do ato e destacou a importância do apoio feminino na política. “É uma alegria muito grande estar aqui em Caucaia. Abraço especial a todas as mulheres que estão aqui que fazem toda a diferença. Fazer uma saudação ao Zé Guimarães, que além de ser meu colega na Câmara é vice-presidente do PT e o nosso líder do governo Lula na câmara dos deputados. Alegria estar aqui em Caucaia para falar da candidatura do Catanho. Saudar toda militância e dirigentes aqui de Caucaia.”

Ela também elogiou o discurso de Catanho e enfatizou suas qualidades e competências. “Catanho fez um belo discurso, mostrando que tem conhecimento da cidade, que tem sensibilidade e que tem responsabilidade. E quando a gente assume um desafio como esse tem que ter competência. E mais. Para construir uma frente de partidos como o Catanho construiu mostra que ele está preparado e irá governar esta cidade.”

A presidente do PT reafirmou o apoio do partido à candidatura de Catanho e destacou a importância estratégica de Caucaia para o PT. “E eu quero te dizer, que você pode contar com a direção nacional do PT. Caucaia é prioridade pra nós. O Ceará é uma prioridade dentro da nossa estratégia nacional. Pela articulação política deste estado, pela maturidade, pelo trabalho que o governador Elmano tem feito e pela forma como a política está sendo conduzida aqui. Então, (Catanho) conte com o diretório nacional do PT, conte comigo, conte com os seus companheiros e companheiras pra você fazer uma grande campanha vitoriosa em Caucaia.”

Além do ato em Caucaia, Marília Arraes também realizará visitas às cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte. Caucaia, com uma população de mais de 350 mil habitantes e um eleitorado de 200 mil, é vista como uma das prioridades nacionais do PT no estado.

Waldemir Catanho: trajetória e experiência

Waldemir Catanho de Sena Júnior, de 56 anos, é pré-candidato do PT à Prefeitura de Caucaia. Ex-secretário de Articulação Política do governo do Ceará e ex-secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza durante a gestão da deputada federal Luizianne Lins (PT/CE), Catanho possui uma vasta experiência em administração pública e articulação política.

Catanho começou sua carreira como técnico em Química Industrial e posteriormente se formou em Comunicação Social pela UFC. Em 1990, filiou-se ao PT e atuou como dirigente sindical até 1998. Desde então, tem ocupado diversas posições de assessoramento e coordenação política, consolidando-se como uma figura chave dentro do PT no Ceará.

A importância de Caucaia para o PT

Com uma população de mais de 350 mil habitantes e um eleitorado de 200 mil, Caucaia é considerada uma das prioridades do PT no Ceará, ao lado de Fortaleza e Juazeiro do Norte. O apoio de Marília Arraes à pré-candidatura de Catanho reflete a estratégia do partido de fortalecer suas bases em municípios estratégicos e garantir uma presença forte no cenário político cearense.

Em coletiva, Marília aborda polarização política

Pouco antes da plenária com Catanho, a presidente do partido  concedeu uma coletiva de imprensa na sede do PT no Ceará. Marília abordou temas cruciais sobre a polarização política atual e as próximas eleições municipais.

Ela destacou a relevância da disputa entre os campos políticos representados por Lula e Bolsonaro, afirmando que a polarização entre ambos deve ser evidente neste ano, com impacto significativo nas eleições municipais, especialmente em grandes municípios.

Ela ressaltou que, embora essa polarização não deva se manifestar igualmente em todos os municípios, é provável que nos maiores, onde há uma disputa política mais intensa, isso seja mais perceptível. “Eu não diria que isso vai acontecer em todos os municípios. Eu acho que nos municípios maiores, onde você tem uma disputa política mais acirrada, é possível que isso se verifique”, pontuou.

Enfrentamento à extrema-direita

Marília Arraes também enfatizou a estratégia do partido para ampliar seu campo de atuação e impedir o crescimento da extrema-direita no Brasil. “Então nós temos feito uma estratégia para realmente ampliar esse campo, isso tudo para impedir o crescimento da extrema-direita, eu acho que é um dever histórico do nosso campo progressista democrático impedir que a extrema-direita volte ao Governo ao Brasil”, declarou Marília.

Durante a coletiva, ela destacou ainda a importância da unidade partidária e do fortalecimento do PT no cenário nacional. Ela mencionou que o partido tem cerca de 28 a 30% de apoio popular, segundo pesquisas de opinião, o que demonstra sua força política. “O PT está num bom momento, se reconstruiu, chegou novamente à presidência da República, é um partido que tem se fortalecido.

Qualquer pesquisa de opinião que você faz, o PT tem cerca de 28 a 30% de pessoas que se identificam com ele, então é um partido que tem força no cenário nacional, e a gente tem que cuidar muito bem desse instrumento da política, que é o partido, para que a gente possa continuar avançando nos nossos projetos e nas nossas propostas”, explicou.

Leia também: 

Última Atualização: 12/07/2024