Caixa volta a liberar contratação de mais de um financiamento imobiliário por pessoa

A Caixa Econômica Federal voltou a permitir que clientes possam contratar mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo usando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Desde novembro de 2024, a possibilidade estava suspensa.

A derrubada da suspensão foi anunciada nesta terça-feira 9. Pela regra anterior, clientes e seus cônjuges ficavam impedidos de solicitar a carta de crédito mais de uma vez. O bloqueio era justificado pelo banco diante da pouca disponibilidade de recursos do SBPE.

Agora, os clientes podem contratar um segundo empréstimo imobiliário pelo banco. A decisão, diz a Caixa, amplia o acesso ao crédito para quem pretende comprar um segundo imóvel, trocar de residência sem se desfazer imediatamente do bem atual ou diversificar investimentos em propriedades.

Segundo o banco público, o SBPE oferece múltiplos financiamentos, cuja correção é feita pela TR, com juros a partir de 10,99% ao ano, com prazo de até 35 anos. Antes, com a trava na solicitação, a opção de mais um financiamento por pessoa era possível somente a imóveis de leilão da própria Caixa, empreendimentos vinculados ao banco e operações atreladas ao CDI, que chegavam a ultrapassar 15% ao ano de taxa de juros.

A mudança anunciada nesta terça integra um pacote de medidas do governo, divulgado em outubro, para facilitar o acesso ao crédito e impulsionar a construção civil.

Entre as ações estão o aumento do limite de financiamento pelo SBPE e pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), a alteração nas regras de compulsórios do BC e a ampliação do uso de recursos do FGTS para imóveis pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Artigo Anterior

Trump libera chips avançados para China, mas ela não quer mais

Próximo Artigo

Câmara aprova projeto do devedor contumaz com punição a sonegadores

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!