O exercício está de acordo com o plano anual de engajamento militar e o acordo bilateral, afirma o Ministério da Defesa da China.

China e Rússia iniciaram um exercício militar conjunto no mar em meados de julho, informou o Ministério da Defesa chinês na sexta-feira.

O exercício Joint Sea-2024 está ocorrendo nas águas e no espaço aéreo adjacentes a Zhanjiang, localizado na província de Guangdong, no sul da China, disse o ministério em um comunicado escrito.

O exercício está sendo realizado de acordo com o plano anual de engajamento militar e o acordo bilateral entre as duas forças armadas, acrescentou.

A manobra em andamento visa demonstrar a determinação e as capacidades de ambas as partes em abordar coletivamente os desafios de segurança marítima e manter a paz e estabilidade global e regional, disse um porta-voz.

No entanto, o Japão expressou sérias preocupações sobre as operações colaborativas perto de suas fronteiras, citando preocupações de segurança nacional.

Os exercícios conjuntos entre China e Rússia servem como uma exibição notável de sua parceria estratégica, com analistas vendo isso como uma resposta à crescente presença militar dos EUA na área.

Yasin Gungor | 12.07.2024 – Atualização: 12.07.2024

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 12/07/2024