Vídeo que mostra bebê que nasceu com cabelo gigante é fake criado por IA

Boato – Um bebê nasceu no Brasil com cabelo gigante e um médico teria ficado impressionado com o caso inédito.

Análise

Mensagens de áudio e vídeo viralizaram nas redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, ao relatar um caso médico “impressionante” que teria ocorrido no Brasil. De acordo com o conteúdo compartilhado, uma bebê teria nascido com uma quantidade de cabelo tão vasta e comprida que os fios chegariam até o meio de suas costas, um fenômeno que teria até mesmo espantado o médico responsável pelo parto, que teria mais de 30 anos de experiência.

O áudio que circula conta ainda que a mãe da criança teria relatado ter sofrido de muita azia durante toda a gestação, um sinal que, popularmente, é associado ao fato de o bebê nascer cabeludo. Leia trechos dos conteúdos que circulam online:

Versão 1: Eu nunca vi nada igual, cara. Sou médico há 30 anos e nunca vi isso. Olha, gente, essa criança nasceu com esse cabelo todo, cara. Perfeito, saudável, mas olha só, é cabelo de adulto. Impressionante.” E tá todo mundo comentando sobre o vídeo da bebezinha que nasceu com cabelo comprido.

Versão 2: Pessoal, esse caso tá chamando atenção de todo mundo e aconteceu aqui no Brasil. A gente sabe que é comum os bebês nascerem careca ou então tem aqueles bebês que nascem com muito cabelo, mas no caso dessa menina, o cabelo dela batia nas costas dela. A mãe dessa bebê contou que durante a gestação inteira ela sofreu de muita azia, e ela nunca teve antes. E isso é muito comum: quando o bebê nasce com muito cabelo, a mãe sente muita azia. Eu, por exemplo, nasci quase que careca.

Minha mãe fala que o meu cabelo era super ralinho e bem clarinho, então era tipo careca mesmo. E o meu sobrinho, gente, ele nasceu com o cabelo tão preto e tanto o cabelo que as enfermeiras brincaram com a minha irmã perguntando se ela já tinha pintado o cabelo do menino! Mas o caso dessa menina que eu vou mostrar para vocês o vídeo não é comum. O próprio médico, 30 anos de medicina, contou que em centenas de partos que ele já fez, ele nunca viu algo parecido.

Ele já fez partos de bebês que nasceram bem cabeludos, agora, gente, um cabelo batendo abaixo do pescoço, ele nunca tinha visto. Eu vou mostrar para vocês. E um detalhe, pessoal, que eu esqueci de contar: essa bebê nasceu super saudável, sem nenhum tipo de complicação. A gravidez foi inteira tranquila, somente a parte da azia que a mãe falou que era uma coisa que era difícil suportar, que incomodava muito ela. Gente, olha só! Estou colocando o vídeo aqui para vocês verem. É impressionante! O cabelo da menina é lindo, mas é uma bebê recém-nascida, gente! Como assim? Eu nunca tinha visto isso na minha vida.

Checagem

O caso ganhou a repercussão, mas não procede. Para desvendar a veracidade do vídeo que mostra um bebê com longos cabelos, é crucial responder a algumas questões: 1) Bebê nasceu com cabelo comprido e médico ficou espantado? 2) Como foi feito o vídeo que mostra que um bebê nasceu com cabelo comprido? 3) É possível que alguém nasça com cabelos longos como mostrado no vídeo?

Bebê nasceu com cabelo comprido e médico ficou espantado?

Não, o bebê que aparece nas imagens que viralizaram com a narração de um suposto médico não nasceu com cabelo comprido de forma natural. As mensagens que circulam, principalmente em aplicativos, apontam para algo incrível que teria ocorrido no Brasil, mas a foto e o vídeo que geraram a história são, na verdade, uma criação feita por inteligência artificial e, posteriormente, redublada por algum usuário de rede social.

Como foi feito o vídeo que mostra que um bebê nasceu com cabelo comprido?

A qualidade da imagem e o cenário sugerem uma produção digital utilizando ferramentas de Inteligência Artificial para gerar o visual extremamente realista do bebê com cabelo de adulto. A narrativa de um médico espantado apenas adiciona um toque dramático e de autoridade, buscando conferir credibilidade a uma história biologicamente impossível, como veremos a seguir.

Embora o autor não tenha declarado explicitamente a criação por IA, a ausência de registros médicos e a impossibilidade biológica apontam fortemente para uma manipulação digital como se nota em outras publicações da imagem.

A própria descrição e as tags da imagem original, como encontrado em posts mais antigos em uma rede social, sugerem uma criação digital ou, no mínimo, uma edição extremamente complexa, fugindo de um registro médico real e documentado.

É possível que alguém nasça com cabelos longos como mostrado no vídeo?

Do ponto de vista biológico, não há possibilidade de um bebê nascer com cabelos tão longos quanto os mostrados no vídeo.  Isso foi endossado por especialistas em tricologia. Em uma postagem no Instagram, a Dr. Adriane dos Santos disse o seguinte: 

Apesar de realista essa foto do bebê cabeludo, não existe possibilidade biológica de um bebê nascer com cabelos tão longos. Não haveria tempo nem condições para o lanugo ser substituído por pelos terminais (cabelos grossos e longos) ainda na barriga da mãe.

Já o Dr. Danilo Rodrigues fez um post apontando para a informação impossível. Leia:

A imagem do bebê “nascido com cabelo longo até as costas” é muito provavelmente falsa porque não existe base biológica para esse tipo de crescimento capilar em recém-nascidos. O que os fetos desenvolvem é o lanugo, uma penugem fina e curta que aparece por volta das 20 semanas e geralmente cai antes ou logo após o nascimento, não cabelos longos e densos. Mesmo bebês considerados “cabeludos” nascem com fios de 2 a 5 cm, pois o tempo de gestação não permite que o cabelo cresça 10–15 cm, como aparece na foto viral.

Especialistas consultados por veículos de imprensa afirmam que esse tipo de imagem é biologicamente impossível e provavelmente resultado de edição digital ou IA. Além disso, não há qualquer caso documentado na literatura médica de recém-nascidos com cabelos tão longos, o que reforça a conclusão de que a foto não representa um bebê real.

Conclusão

A história do bebê que teria nascido no Brasil com cabelo gigante e que teria espantado um médico com mais de 30 anos de carreira é falsa. A imagem e o vídeo são frutos de uma criação digital com o uso de Inteligência Artificial, e não representam um caso médico real. Biologicamente, é impossível que um recém-nascido apresente cabelos com o comprimento e a densidade vistos nas imagens, pois o processo de crescimento capilar fetal não permite essa extensão.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Artigo Anterior

SP tem chuva forte e estado de alerta para alagamentos; veja VÍDEOS

Próximo Artigo

Encontro de Amigas e Amigos do MST reúne luta, cultura e educação popular no assentamento Mário Lago

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!