Ana Cláudia Badra Cotait
O ano de 2025 se consolidou como um período de avanço para o empreendedorismo feminino no país. Mesmo em um contexto econômico desafiador, as mulheres ampliaram sua presença no mercado, demonstrando força, criatividade e capacidade de transformar oportunidades em negócios sólidos. Os dados ao longo do ano reforçaram que nossas empreendedoras seguem abrindo empresas, gerando empregos, conquistando novos mercados e impulsionando nosso desenvolvimento econômico e social.
Neste ano tivemos um crescimento expressivo da participação feminina liderando pequenos e médios negócios, principalmente nos segmentos de serviços, comércio, tecnologia, gastronomia e bem-estar. As mulheres também avançaram no uso de ferramentas digitais, no comércio eletrônico e no marketing digital, o que elevou a competitividade de seus empreendimentos e ampliou o alcance de seus produtos e serviços.
Outro destaque foi o fortalecimento das redes de apoio, capacitação e mentorias, onde o papel do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) foi decisivo. Presente em todas as regiões do país, o CMEC ampliou suas ações de capacitação, fortalecendo as redes de apoio e impactando milhares de empreendedoras.
Com nossos programas de formação, eventos e iniciativas de aceleração voltadas às mulheres, conectamos empreendedoras de diferentes regiões do país, o que é fundamental para reduzir a solidão de empreender, estimular parcerias e criar um ambiente mais colaborativo e sustentável.
Apesar das conquistas, os desafios ainda são grandes. O acesso ao crédito continua sendo um dos principais gargalos para o crescimento dos negócios liderados por mulheres. Muitas empreendedoras ainda enfrentam juros elevados, exigências de garantias e dificuldades para obter financiamentos e investimentos, sobrecarga de responsabilidades familiares, falta de políticas públicas e preconceito.
O mercado vem mudando rapidamente, impulsionado pela transformação digital, pela inteligência artificial e por novos modelos de consumo e as mulheres que empreendem precisam estar preparadas para esse novo cenário com acesso ao conhecimento, a tecnologia e informação de qualidade.
Para 2026 as expectativas são de continuidade desse crescimento, mas com a necessidade de avanços estruturais. Esperamos um ambiente econômico mais favorável, com maior oferta de crédito, ampliação de programas de fomento ao empreendedorismo feminino e estímulo à inovação. Também é fundamental avançar na agenda da igualdade de oportunidades, garantindo às mulheres as mesmas condições de acesso a mercados, investimentos e cargos de decisão.
Em 2026 queremos mais mulheres empreendendo com empresas sólidas, lucrativas, sustentáveis e preparadas para crescer no longo prazo, pois o empreendedorismo feminino não é apenas uma pauta social, é estratégico para o desenvolvimento econômico.
Nossas mulheres já provaram que sabem empreender, liderar e transformar realidades. Que 2026 seja um ano para elas consolidarem esse protagonismo e ampliarem ainda mais suas participações na economia e no crescimento do país.
Ana Cláudia Badra Cotait – Presidente do CMEC Nacional