
O Critics’ Choice Awards 2026, uma das principais premiações da crítica de cinema e televisão nos Estados Unidos, divulgou sua lista completa de indicados nesta sexta-feira (5). O Brasil apareceu entre os destaques com o longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, que recebeu duas indicações: Melhor Filme Internacional e Melhor Ator, para Wagner Moura.
O ator também concorre na categoria Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV, pelo trabalho em “Ladrões de Drogas” (“Drug Lords”), produção da Apple TV. A cerimônia está marcada para o dia 4 de janeiro, em Los Angeles, e reúne produções de cinema, TV aberta, streaming e séries limitadas. A premiação é conhecida como o principal termômetro para o Oscar.
Na disputa por Melhor Ator, Wagner Moura aparece ao lado de nomes como Leonardo DiCaprio, por “Uma Batalha Após a Outra”, Timothée Chalamet, por “Marty Supreme”, Michael B. Jordan, por “Pecadores”, e Ethan Hawke, por “Blue Moon”. Já na categoria de séries, Moura concorre com Owen Cooper (“Adolescência”), Nick Offerman (“Death by Lightning”), Michael Peña (“All Her Fault”), Ashley Walters (“Adolescência”) e Ramy Youssef (“Mountainhead”).
Entre as produções de cinema, “Pecadores” lidera com 17 indicações, seguido por “Uma Batalha Após a Outra”, com 14. Os filmes indicados a Melhor Filme incluem títulos como “Frankenstein”, “Hamnet”, “Jay Kelly”, “Sonhos de Trem” e “Wicked: Parte 2”. A lista de Melhor Filme Internacional reúne, além da obra brasileira, produções como “Foi Apenas um Acidente”, “A Garota Canhota”, “No Other Choice”, “Sirāt” e “Belén”.

O Critics’ Choice Awards também contempla categorias como Melhor Atriz, Direção, Roteiro Original, Roteiro Adaptado, Fotografia, Edição, Design de Produção, Efeitos Visuais, Trilha Sonora e Canção Original. Diretores como Paul Thomas Anderson, Guillermo del Toro e Chloé Zhao estão entre os indicados.
Além do cinema, a premiação engloba produções televisivas com categorias específicas para drama, comédia, séries limitadas e filmes feitos para TV. Produções como “Adolescência”, “All Her Fault”, “Chefe de Guerra”, “Ruptura”, “Andor” e “The Morning Show” aparecem entre os destaques do ano.