Ao contrário do que sugerem conteúdos, Lula não está atrás de Michelle e Flávio Bolsonaro em pesquisa eleitoral

Boato – Lula amargaria derrota para Michelle e Flávio Bolsonaro e estaria atrás em uma suposta pesquisa eleitoral para eleições de 2026.

Análise

A corrida presidencial de 2026 já movimenta o cenário político nas redes sociais e nos noticiários. Publicações e análises sobre o desempenho de potenciais candidatos a cada semana se tornam tema de debates e, por vezes, são interpretadas de maneira equivocada.

Recentemente, um índice de performance digital ganhou destaque e se tornou o catalisador de uma interpretação que começou a circular em diversos sites e mensagens, sugerindo uma virada surpreendente no panorama eleitoral.

A premissa apontava que o presidente Lula estaria “amargando uma derrota” para Michelle e Flávio Bolsonaro em uma “corrida presidencial”. A seguir, apresentamos a íntegra do boato que tem circulado online:

Lula amarga derrota para Michelle e Flávio Bolsonaro em corrida presidencial Ranking digital coloca ex-primeira-dama à frente de todos, com Lula em queda e um filho do ex-presidor em ascensão.

Checagem

Essa confusão surge a partir da divulgação de um índice focado em engajamento digital, mas que está sendo apresentado por alguns como uma pesquisa eleitoral tradicional. A mensagem que aponta que o Presidente Lula estaria em desvantagem em relação a Michelle e Flávio Bolsonaro levanta três questionamentos cruciais para a sua verificação: 1) Lula está atrás de Michelle e Flávio Bolsonaro em pesquisa eleitoral? 2) Qual é a pesquisa que mostra números de Lula, Michelle e Flávio Bolsonaro? 3) Por que o índice não pode ser considerado uma pesquisa eleitoral?

Lula está atrás de Michelle e Flávio Bolsonaro em pesquisa eleitoral?

A afirmação de que Lula estaria atrás de Michelle e Flávio Bolsonaro em uma pesquisa eleitoral para 2026 não corresponde à realidade do cenário atual das intenções de voto. O que gerou essa interpretação equivocada foi a divulgação do Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP), conforme noticiado pela CNN Brasil.

De fato, nesse levantamento específico, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece à frente de Lula. Entretanto, é importante ressaltar que o senador Flávio Bolsonaro não está na frente do atual presidente neste índice digital.

Em contraste, as pesquisas eleitorais de intenção de voto mais recentes, como a publicada pelo Poder360 (AtlasIntel), mostram o Presidente Lula na liderança em todos os cenários de primeiro turno e no segundo turno, com alguns empates técnicos a depender do adversário. Portanto, nas pesquisas eleitorais tradicionais, Lula mantém a dianteira, o que desmente a alegação do boato.

Qual é a pesquisa que mostra números de Lula, Michelle e Flávio Bolsonaro?

O levantamento que mostra Michelle Bolsonaro em primeiro lugar, com Lula em posição inferior e destacando o desempenho de Flávio Bolsonaro em temas específicos, não é uma pesquisa eleitoral. Trata-se do Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP), um ranking de performance digital. A Datrix Digital Intelligence é a responsável por este monitoramento, que avalia o desempenho de personalidades políticas em plataformas online.

A confusão reside justamente na natureza do índice, que mede a presença, o engajamento e a tonalidade das interações nas redes sociais, e não a intenção de voto da população, que é o objeto de uma pesquisa eleitoral.

Por que o índice não pode ser considerado uma pesquisa eleitoral?

O IDP é um índice de performance digital, e não uma pesquisa de intenção de voto, porque ele não coleta dados de uma amostra representativa da população brasileira sobre em quem o eleitor votaria.

Em vez disso, o Índice Datrix de Presidenciáveis mede a performance digital de potenciais candidatos a 2026 com base em três dimensões principais, conforme detalhado pela Datrix: 1) Redes próprias (engajamento direto); 2) Stakeholders (menções de influenciadores, imprensa e políticos, que indicam reputação fora da bolha); e 3) Tonalidade (classificação de conteúdos como positivos, negativos ou neutros).

A análise utiliza inteligência artificial para processar milhões de publicações em redes como X (Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky e YouTube, atribuindo uma nota semanal entre -100 e +100. Uma pesquisa eleitoral, por outro lado, utiliza metodologias estatísticas rigorosas, como a amostragem probabilística, para inferir a preferência de voto da população, o que torna os dois tipos de levantamentos fundamentalmente diferentes em metodologia e escopo.

Conclusão

As mensagens que circulam alegando que Lula estaria atrás de Michelle e Flávio Bolsonaro em uma pesquisa eleitoral para 2026 estão baseadas em uma interpretação equivocada do Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP). Este levantamento é um ranking de engajamento digital e performance nas redes sociais, não possuindo a metodologia de uma pesquisa de intenção de voto.

Embora Michelle Bolsonaro de fato lidere o IDP em um dos últimos levantamentos, as pesquisas eleitorais mais recentes indicam que o Presidente Lula mantém a liderança na preferência de voto. Portanto, a afirmação de que Lula amarga derrota em uma “corrida presidencial” baseada neste índice digital é imprecisa e carece de contexto.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Artigo Anterior

Es falso que Mick Jagger se enfrentara a multimillonarios como Zuckerberg y anunciara una donación de US$10 millones

Próximo Artigo

Golpe aponta que Renault Club sorteia Oroch para quem comentar “destacar” no Facebook

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!