PT prepara Encontro de Parlamentares Jovens para 2026

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras já prepara a realização, em 2026, do Encontro de Parlamentares Jovens do PT. O evento reunirá um público prioritário composto por parlamentares eleitos pelo partido com até 35 anos de idade, nas esferas municipais e estaduais. O grupo de trabalho responsável pela organização do evento reuniu-se em novembro, quando foram iniciadas as deliberações e os encaminhamentos para dar prosseguimento às ações.

O grupo de trabalho preparatório, que foi ampliado, agora é formado por Laércio Ribeiro, secretário nacional de Organização do PT; Ana Júlia Ribeiro, deputada estadual pelo PT-PR e secretária-adjunta da Sorg; os assessores André Oliveira e Marcelo Morais, ambos da Sorg; Lígia Toneto, chefe de gabinete da presidência do PT; Rutierre Coutinho, da Sorg-Paraná; Romênio Pereira, secretário Nacional de Assuntos Institucionais; e João Victor e Luci, membros da direção nacional da Juventude do PT e da coordenação nacional do Programa Representa, respectivamente.

As secretarias estaduais de Organização do PT também estarão envolvidas e terão a missão de fortalecer a mobilização e o mapeamento de parlamentares jovens para a participação no evento nacional, que será realizado em Brasília, com data ainda a ser definida pelo grupo de trabalho.

Perfil dos parlamentares jovens petistas

A Secretaria Nacional de Organização, utilizando a sua base de dados já consolidada, elaborou um relatório intitulado “Perfil dos Vereadores Jovens Petistas (29 a 35 anos)” com o objetivo de subsidiar a comissão organizadora do Encontro de Parlamentares Jovens.

Segundo dados do documento, nas eleições municipais de 2024, o PT alcançou a marca de 562 parlamentares municipais jovens eleitos, com idades entre 18 e 35 anos.

A Sorg fez um diagnóstico inicial sobre a caracterização dos vereadores jovens a partir de variáveis como idade, gênero, raça/cor, região, porte do município, setor de atuação e situação eleitoral. O relatório aborda a identificação das faixas etárias predominantes, bem como os padrões de entrada desses jovens parlamentares na vida institucional. Entre os produtos centrais, o documento incluirá um gráfico de distribuição de idades e analisará as diferenças de representação entre municípios pequenos, médios e grandes, considerando o porte do eleitorado e suas barreiras ou facilidades para a eleição de candidaturas jovens.

Na questão de gênero, por exemplo, o diagnóstico aponta que, dentre os 561 jovens eleitos analisados, apenas 141 são mulheres, com apenas uma mulher trans. Esse recorte aponta para a compreensão de como as desigualdades de gênero implicam no acesso a cargos legislativos, principalmente entre a juventude, cuja faixa etária deveria apresentar maior diversidade, mas que ainda enfrenta barreiras políticas, econômicas e culturais diferenciadas.

O relatório da Sorg também levanta a distribuição racial que classifica os vereadores jovens entre brancos, negros, indígenas, amarelos e aqueles sem informação declarada, com os seguintes números: Brancos (180 homens, 65 mulheres, 1 mulher trans, 3 não binários); Amarelos (7 homens); Indígenas (7 homens, 1 mulher); Negros (199 homens, 69 mulheres, 1 não binário).

Com relação à distribuição territorial dos jovens parlamentares petistas, o levantamento mostra que a presença de vereadores jovens não é homogênea no país. O Nordeste se destaca pela maior quantidade absoluta de jovens eleitos, especialmente em estados como Piauí, Ceará e Bahia, que lideraram em número total de parlamentares com menos de 35 anos. No Sudeste e no Sul, o destaque fica para Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com número expressivo de jovens eleitos, porém proporcionalmente menor em relação ao total de vereadores jovens. Já as regiões Centro-Oeste e Norte apresentam índices menores de representação neste segmento.

Da Redação

Artigo Anterior

Nos preparamos para época de mudanças ou vivemos mudança de época?

Próximo Artigo

Moraes entra no ranking anual do Financial Times

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!