O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi escolhido pelo jornal Financial Times como uma das 25 pessoas mais influentes do mundo em 2025. A lista foi divulgada nesta sexta-feira 5.
Moraes é o único brasileiro na “Influence List 2025”, seleção anual de personalidades que impactaram o mundo. Ele aparece na categoria “Heróis”.
Segundo o jornal britânico, Moraes tornou-se um símbolo de defesa da democracia ao enfrentar a tentativa de golpe de Estado de 8 de Janeiro de 2023. Ele foi o relator da ação que condenou e prendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares de alta patente. O julgamento é descrito pelo jornal como público e transparente.
O texto que traça o perfil de Moraes no Financial Times é assinado pela historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz. Ela destaca que a atuação do ministro ganhou relevância em um contexto no qual cortes supremas de outros países “capitularam diante do poder de autocratas”.
A análise publicada nesta sexta também aponta que o uso de instrumentos jurídicos excepcionais e o alcance de suas decisões geram debate sobre a tensão entre firmeza e eventual excesso. “Em democracias, o poder deve sempre estar sujeito a contrapesos”, afirma.
A lista dos 25 mais influentes do mundo foi construída a partir de indicações de repórteres, colunistas e editores do jornal, que buscaram responder à pergunta: “Quem realmente fez diferença neste ano?”. Os nomes foram divididos nas categorias “Criadores”, “Líderes” e “Heróis”, abrangendo áreas como política, cultura, negócios e esportes.
Leia a lista completa:
Criadores
- Cynthia Erivo;
- Jonathan Anderson;
- Ryan Coogler;
- Helen Garner;
- Rosalía;
- Stephen Graham;
- Bad Bunny.
Líderes
- Jensen Huang;
- Susie Wiles;
- Safra Catz;
- Blaise Metreweli;
- Stella Li;
- Peter Thiel;
- Zohran Mamdani;
- Nigel Farage;
- Margarita Simonyan;
- David Solomon;
- Michele Kang.
Heróis
- Margaret Atwood;
- Rory McIlroy;
- Lotte Bjerre Knudsen;
- Zak Brown;
- Jane Fonda;
- Alexandre de Moraes;
- Ms Rachel (Rachel Griffin Accurso).