Alcolumbre pede parecer jurídico da Câmara e do Senado sobre decisão de Gilmar

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse nesta quinta-feira 4 que encaminhará às advocacias do Senado e da Câmara um pedido de análise da decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu trechos da Lei do Impeachment. A afirmação foi feita durante a sessão do Congresso Nacional.

Questionado sobre o assunto pela deputada Julia Zanatta (PL-SC) durante a sessão do Congresso, o senador respondeu: “A Mesa [do Congresso Nacional], embasada em uma decisão jurídica dos advogados da Câmara e do Senado, pode responder a vossa excelência no momento oportuno e, inclusive, dar o encaminhamento, caso necessite”.

Na quarta-feira 3, Gilmar decidiu que apenas o procurador-geral da República pode propor o impeachment de ministros do STF. O decano da Corte também ampliou o quórum para a abertura de processo contra ministros e para a aprovação do impeachment – de maioria dos presentes para dois terços (54 votos).

A decisão deve ser analisada pelo plenário virtual da Corte entre 12 e 19 de dezembro. No Supremo, a indicação é de que a determinação deve prevalecer, conforme mostrou CartaCapital nesta quinta-feira 4.

(com informações de Agência Câmara)

Artigo Anterior

Viúva de Canisso, dos Raimundos, acusa bolsonarista Digão de calote

Próximo Artigo

Câmara já gastou mais de meio milhão com Zambelli desde sua fuga do Brasil

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!