Nota sobre a disputa pela presidência da Câmara Municipal de São Paulo

A atuação do Partido dos Trabalhadores em São Paulo tem sido marcada por uma firme oposição aos governos autoritários e antipopulares de Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas e pela defesa intransigente dos direitos do povo paulistano e das periferias da nossa cidade. Buscando, sempre, que a maior metrópole do país caminhe no mesmo sentido do projeto de fortalecimento da democracia, desenvolvimento e combate às desigualdades conduzido pelo Presidente Lula à nível nacional.

Neste ano, a atuação da nossa bancada de vereadores na Câmara Municipal destacou-se pela coesão nos enfrentamentos às injustiças e na elaboração de proposições relevantes à nossa cidade. Defendemos os servidores públicos como professores, votamos contra o aumento de IPTU e defendemos que o orçamento da cidade estivesse voltado a políticas de assistência social e defesa do meio ambiente.

Foi necessário acionarmos a Justiça para garantir o direito das minorias parlamentares e dos cidadãos de São Paulo ao poder de fiscalizar o Executivo. Assim, conseguimos instalar as CPIs do combate às enchentes no Jardim Pantanal e a das fraudes na Habitação de Interesse Social. Apresentamos também uma série de iniciativas importantes como a proposta de regulamentação do serviço de aplicativos com direitos aos motoristas e passageiros e um projeto consistente de recuperação de celulares roubados para combater o descalabro da insegurança na cidade. Sempre com atuação pautada pela participação popular.

No próximo dia 15 de dezembro, conforme o Regimento, a Câmara Municipal terá a votação da sua nova Presidência e Mesa Diretora para 2026. A direita se dividiu e tornou-se pública a disputa entre duas candidaturas com viabilidade: a do atual presidente Ricardo Teixeira e a do vereador bolsonarista Rubinho Nunes.

Rubinho Nunes é o mesmo vereador que ganhou fama ao perseguir a figura do Padre Júlio Lancellotti, importante liderança religiosa e uma das principais vozes dos direitos humanos na nossa cidade. Posteriormente, o vereador também apresentou a absurda proposta para multar quem doava marmitas e alimentação à população em situação de rua. Mais recentemente, aprovou a CPI dos Pancadões, que preside, e tem usado o espaço exclusivamente para gerar cortes na internet constrangendo artistas e compositores periféricos. Definitivamente, uma figura representante da extrema-direita que atenta contra os valores democráticos e todas as bandeiras históricas do PT.

Ricardo Teixeira, por sua vez, tem uma gestão marcada pela falta de independência em relação ao Executivo, com interferência direta da gestão de Ricardo Nunes e atropelo na apreciação de projetos importantes. Cabe reconhecer algumas iniciativas como a Câmara no Bairro e o grande avanço que foi o retorno à forma presencial de votação.

Diante deste cenário, de maneira consequente com a cidade e com a democracia e após intenso debate, a Bancada do PT decidiu desde já posicionar-se contra a candidatura à presidência de Rubinho Nunes, que vem ganhando corpo e foi formalmente indicada pelo União Brasil, e declarar seu apoio à reeleição de Ricardo Teixeira.

A decisão também deu-se após compromissos assumidos por Teixeira como maior respeito à bancada do PT, que é a maior da casa, à proporcionalidade na composição dos espaços do Legislativo, como as comissões, garantia de que a oposição proponha CPIs relevantes para a cidade, os debates sobre Projetos de Lei e a criação de uma liderança da minoria, espaço imporante como as existentes no Congresso Nacional e na Alesp. Além de garantir a isonomia no tratamento com os vereadores e vereadoras e com os partidos de esquerda.

Reafirmamos nosso compromisso com o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras e com as lutas do povo paulistano e do governo do Presidente Lula como a justiça tributária, a redução da jornada de trabalho com o fim da escala 6×1 e a busca pelo direito à tarifa zero.

São Paulo, 4 de dezembro 2025

Executiva do Diretório Municipal do PT São Paulo

Artigo Anterior

Senado aprova projeto que exclui do arcabouço despesa com saúde e educação

Próximo Artigo

PF vasculha 13ª Vara e investiga segredos da República de Curitiba

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!