Segundo o jornal O TEMPO, o Sistema Nacional das Agências de Propaganda (Sinapro) vai lançar uma cartilha de capacitação para orientar as agências sobre os impactos da reforma tributária, cuja transição começa em 2026 e vai até 2033. O material inclui treinamentos e uma ferramenta de simulação que permite projetar custos e rentabilidade em diferentes cenários, reforçando que cada agência terá impactos específicos, não há “fórmula de bolo”, segundo a entidade.
A principal recomendação é que os empresários do setor se preparem pessoalmente para entender formação de preço, custeio e os efeitos das novas regras. O presidente da Fenapro, Daniel Queiroz, alerta que os impactos já começam em 2026 e que liderar ajustes contratuais e decisões estratégicas será essencial para evitar perda de margem. O Sinapro também chama atenção para pontos como mudanças no fluxo de caixa, tributação de dividendos acima de R$ 50 mil por mês e a necessidade de conversas antecipadas com contadores para planejar distribuição de lucros ainda em 2025.
A entidade destacou ainda uma vitória na regulamentação: a manutenção da regra que limita a base de cálculo do IBS e da CBS à receita própria das agências, e não ao valor total da fatura, mudança que, segundo a Fenapro, evitará forte aumento da carga e risco à continuidade dos negócios.
Fonte: O Tempo
Leia mais em: https://tinyurl.com/bdd6w549