LANÇAMENTO DE COMPILAÇÃO INÉDITA SOBRE OS BEATLES AGITA OS FÃS BRASILEIROS
Por Patricia Grillo
Acaba de ser lançado um dos livros mais aguardados pelos fãs brasileiros dos Beatles e de música em geral.
Trata-se de “The Beatles 1952-1970 Primeira Parte”, de autoria do escritor e pesquisador Ricardo Pugialli, uma referência no assunto.
Afinal, são de sua autoria as pioneiras obras em português “Os anos da Beatlemania” (1992) e “Beatlemania”, de 2008, este um best seller à época de seu lançamento e cujo prefácio foi escrito por ninguém menos do que Sir George Martin, lendário produtor da banda, com quem Ricardo teve o prazer de conviver durante o período que morou em Londres, junto a figuras míticas na trajetória dos Fab Four, como Derek Taylor e Neil Aspinall, entre outros.
O projeto do Autor é ambicioso: traçar uma linha cronológica mês a mês ao longo de 18 anos, de todo o trajeto da banda desde os seus primórdios até a dissolução. E ele o faz com excelência, entregando uma leitura leve, instrutiva e muito prazerosa.
Ricardo deu início a essa série de livros em 2022, quando lançou “The Beatles 1970-1980”, um generoso compêndio que cobriu a carreira solo de John, Paul, George e Ringo na década de 70, recheado de informações e fruto de anos de pesquisa.
Já o volume que é lançado agora parte dos anos de formação dos quatro Beatles tendo como seu marco inicial o ano de 1952, quando John Lennon ingressou na Quarry Bank High School – para o autor do livro, onde tudo começou.
Esta primeira parte do projeto se encerra em dezembro de 1964.
O livro tem o seu ápice ao narrar cronologicamente, quase em tempo real, o surgimento e a explosão da beatlemania, que culminou com a exitosa viagem da banda aos EUA – até hoje um marco na história da cultura popular, fenômeno nunca mais repetido naquelas proporções.
A obra vai além ao abordar também o início da carreira de figuras como Brian Epstein e George Martin – importantíssimos na moldagem do som e da imagem dos Beatles – além de informações técnicas inéditas e relevantes que farão a alegria dos beatlemaníacos.
A influência da beatlemania no Brasil e seus reflexos em nossa arte, cultura e sociedade é retratada de forma inédita, com o Autor montando um fascinante panorama socio-cultural da época.
Aliás, esta é uma característica dos trabalhos de Pugialli como no já citado “Beatlemania” e em outra obra sua de grande êxito, o “Almanaque da Jovem Guarda”, fenômeno cultural brasileiro cujo nascimento está diretamente ligado à explosão da Beatlemania no mundo.
Todos esses elementos fazem com que esta primeira parte de “The Beatles 1952-1970”, torne-se uma leitura única, fruto de anos de estudo e paixão pela obra dos Beatles, em pouco mais de 500 páginas de puro deleite.
Um livro que já nasce obrigatório e uma referência para fãs da banda e de música em geral.
O trabalho contou com a revisão técnica de Mariana Fraga – jovem cuja pesquisa sobre a vida e obra de John Lennon vem sendo muito elogiada, chamando a atenção, inclusive, do Espólio de Lennon.

Seu lançamento ocorrerá no dia 06/12, na cidade de Campinas/SP, na Praça Durval Pattaro, durante o evento “Durval Rock Festival – Classic Rock” a partir das 14 horas e no dia 09/12 na cidade do Rio de Janeiro/RJ, a partir das 16 horas, no Quiosque Rayz Beach Point, no bairro do Leme.
Aos interessados em adquirir o livro e também o “The Beatles 1970-1980”, podem contatar o Autor diretamente em suas redes sociais no Facebook, Instagram ou YouTube, através do endereço @RicardoPugialli ou pelo seu site www.pugialli.com.br.
E aos que pretendem receber o seu exemplar antes do Natal, corram! A obra já está indo para a sua 2a impressão e a tiragem – feita sob demanda – é limitada.
Boa leitura!
Patricia Grillo – Paulistana, advogada, crítica musical e pesquisadora na área de contracultura.
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: https://www.catarse.me/JORNALGGN “