Congresso mantém veto de Lula e permite BPC para pessoas com deficiência leve

O Congresso Nacional decidiu nesta quinta-feira 4 manter um veto parcial do presidente Lula (PT) ao projeto que originou a Lei 15.077, responsável por atualizar as regras de concessão do Benefício de Prestação Continuada, o BPC.

Lula vetou um trecho segundo o qual seria necessário atestar deficiência de grau moderado ou grave para pleitear acesso ao BPC. Se o petista não tivesse barrado esse dispositivo, a lei negaria de antemão o benefício a cidadãos com deficiências leves.

Previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, o BPC garante um salário mínimo por mês a idosos de 65 anos ou mais ou a pessoas com deficiência de qualquer idade.

A lei sancionada por Lula em dezembro de 2024 prevê biometria obrigatória para novos benefícios e atualização cadastral a cada dois anos, no mínimo. Também determina a realização de cadastro biométrico para receber e manter aposentadoria e pensão. Até então, a exigência valia apenas para o BPC.

O texto sancionado manteve a regra anterior de que a concessão do BPC às pessoas com deficiência “fica sujeita a avaliação, nos termos de regulamento”, mas não exige que a deficiência seja declarada moderada ou grave.

Artigo Anterior

CPI do INSS aprova quebra de sigilo e convocação de Vorcaro, dono do Master

Próximo Artigo

Por João Daniel : A mulher no centro das ações de proteção contra a violência

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!