O papa Leão XIV na sacada da Basílica de São Pedro, na última quinta (8). Foto: Yara Nardi/Reuters

O papa Leão XIV criticou neste domingo (14) os pacotes de remuneração de grandes corporações, que pagam valores muito superiores aos executivos em comparação aos trabalhadores. Em entrevista à mídia, ele citou o plano de remuneração de US$ 1 trilhão da Tesla ao presidente-executivo Elon Musk.

Segundo o pontífice, há seis décadas um CEO recebia de quatro a seis vezes mais que um funcionário. Atualmente, essa diferença chega a 600 vezes. Ele afirmou ainda que a notícia de Musk poder se tornar o primeiro trilionário do mundo levanta questionamentos sobre o que é valorizado pela sociedade.

“Se essa é a única coisa que tem valor, então estamos em um grande problema”, declarou o papa, que completou 70 anos neste domingo durante a tradicional oração no Vaticano.

Elon Musk fazendo a saudação nazista no primeiro dia do governo Trump. Foto: reprodução

A entrevista, concedida no fim de julho para uma biografia que será lançada, também abordou temas internacionais. Leão XIV criticou a ONU, afirmando que a instituição perdeu a capacidade de atuar de forma eficaz na diplomacia multilateral.

“A Organização das Nações Unidas deveria ser o lugar onde muitas questões são tratadas. Infelizmente, parece ser reconhecido que a ONU, neste momento, perdeu sua capacidade de reunir as pessoas”, disse.

O papa, eleito em maio como o primeiro pontífice norte-americano, destacou que se sente mais preparado para liderar os 1,4 bilhão de católicos em questões espirituais do que para exercer papel relevante na diplomacia global.

Ele afirmou estar aprendendo com os desafios de ser considerado um líder mundial. “Estou aprendendo muito e me sentindo desafiado, mas não sobrecarregado”, declarou.

Além disso, o pontífice mencionou sua trajetória como missionário no Peru e manifestou esperanças de que a paz seja alcançada no conflito entre Rússia e Ucrânia. Os trechos da entrevista foram divulgados pelo site Crux, especializado em notícias católicas.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/09/2025